G1 Mundo

Soldados indianos mostram destreza e equilíbrio em desfile colorido; veja FOTOS

today27 de janeiro de 2023 7

Fundo
share close

A Índia exibiu seu poderio militar e sua diversidade cultural em um colorido desfile para marcar o Dia da República nesta quinta-feira (26) em Nova Délhi. Trata-se do aniversário do dia em que a constituição do país entrou em vigor, em 1950.

Milhares de pessoas assistiram ao desfile presencialmente, enquanto milhões assistiram pela televisão. Conhecida como Rajpath desde a independência e como King’s Way durante o domínio colonial britânico, a avenida central cerimonial foi renomeada em setembro do ano passado.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o chefe do Estado-Maior da Defesa e os três chefes das forças aérea, marítima e terrestre também estiveram presentes no desfile, que contou com um número maior de mulheres nos contingentes que em desfiles anteriores.



Soldados indianos fazem pirâmide humana sobre motos em desfile em Nova Delhi — Foto: Reuters/Adnan Abidi

A herança rica e diversificada do país foi exibida com uniformes vibrantes de diferentes estados e ministérios, destacando o tema central de ‘nari shakti’ — poder feminino.

O desfile do exército usou apenas armas feitas localmente, refletindo o esforço da Índia para se tornar mais autossuficiente no setor de defesa.

O ponto alto do evento foi um sobrevoo de 45 aeronaves da Força Aérea Indiana, com Rafales de fabricação francesa, Su-30 de fabricação russa e caças Tejas de fabricação indiana .

Desfile em Nova Delhi mostrou a rica herança cultural do país asiático — Foto: Reuters/Adnan Abidi

A Índia se declarou uma potência detentora de armas nucleares depois de realizar testes subterrâneos em 1998, e o rival de longa data Paquistão reagiu com seus próprios testes pouco depois. Desde então, especialistas nucleares dizem que os rivais vêm desenvolvendo armas nucleares e mísseis para lançá-las.

À época dos testes, a Índia disse precisar de um elemento dissuasivo contra a China, já detentora de armas nucleares, mas também se preocupa há tempos com as capacidades nucleares do Paquistão.

Mulheres tiveram forte representação na parada militar em Nova Delhi — Foto: Reuters/Adnan Abidi

Mesmo com o tempo nublado, o público compaeceu em peso ao desfile em Nova Delhi — Foto: Adnan Abidi/Reuters

Desfile mostrou poderio militar e riqueza cultural da Índia — Foto: Adnan Abidi/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

exploracao-de-trabalhadores-estrangeiros-ilegais-mancha-organizacao-da-olimpiada-de-paris

G1 Mundo

Exploração de trabalhadores estrangeiros ilegais mancha organização da Olimpíada de Paris

As Olimpíadas de Paris prometiam ser exemplares – em 2018, o comitê organizador se comprometeu a “fazer respeitar as normas internacionais do trabalho” e impor condições “decentes" para aqueles que ajudarem a capital francesa a realizar o evento. Mas os Jogos já são abalados por um primeiro escândalo no sentido contrário. As denúncias de más condições de contratação de trabalhadores estrangeiros se acumulam desde o ano passado. Moussa e seus […]

today27 de janeiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%