G1 Mundo

‘Sou seu novo Papai Noel’: principal opositor de Putin, Navalny ironiza realidade da prisão Lobo Polar, no Ártico, onde está preso

today26 de dezembro de 2023 4

Fundo
share close

Principal líder da oposição na Rússia foi transferido de presídio e ficou desaparecido por semanas.


Foto de arquivo mostra Alexei Navalny durante protestos em 29 de fevereiro de 2020 — Foto: Pavel Golovkin/AP



O político de oposição russo, Alexei Navalny, usou as redes sociais nesta terça-feira (26) para confirmar que foi transferido para a prisão conhecida como “Lobo Polar”, acima do Círculo Polar Ártico.

“Eu sou o seu novo Papai Noel”, escreveu Navalny brincando em sua primeira postagem de sua nova prisão, uma referência às duras condições climáticas de lá.

No depoimento ele diz ainda estar bem e com um excelente humor, apesar da viagem desgastante de cerca de 20 dias.

“Os 20 dias de transferência foram bastante cansativos, mas ainda estou de excelente humor, como deveria estar o Papai Noel.”

“Bem, agora tenho um casaco de pele de carneiro, um chapéu ushanka (um chapéu de pele com abas que cobrem as orelhas) e em breve vou comprar um valenki (tradicional calçado russo utilizado no inverno).

Homens caminham ao lado de portão de entrada para a prisão “Lobo Polar” no Ártico — Foto: Ombudsman de Direitos Humanos do distrito autônomo de Yamalo-Nenets/AP

O novo conjunto, onde ficará Navalny, é conhecido como colônia “Lobo Polar” e é considerada uma das prisões mais difíceis da Rússia. A maioria dos prisioneiros que continuam nela foram condenados por crimes graves.

Durante o inverno, as temperaturas no local podem chegar a até -28°C.

Cerca de 60 km ao norte do Círculo Polar Ártico, a prisão foi fundada na década de 1960 como parte do que já foi o sistema GULAG de campos de trabalhos forçados soviéticos, segundo o jornal Moskovsky Komsomolets.

Kira Yarmysh, porta-voz do político russo, disse acreditar que a decisão de o transferir para um local tão remoto e inóspito foi projetada para isolá-lo, tornar sua vida mais difícil e complicar o acesso de seus advogados e aliados.

Navalny está preso na Rússia desde janeiro de 2021, quando regressou a Moscou depois de se recuperar na Alemanha de um envenenamento que ele atribuiu ao Kremlin. Antes de ser preso, ele fez campanha contra a corrupção e organizou grandes protestos anti-Kremlin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

voo-com-21-brasileiros-que-estavam-na-faixa-de-gaza-pousa-em-viracopos

G1 Mundo

Voo com 21 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza pousa em Viracopos

Passageiros estavam no Brasil desde sábado (23), quando desembarcaram em Brasília (DF). Grupo fez parte do terceiro voo de repatriação desde o início do conflito entre Israel e Hamas. Brasileiros repatriados que estavam em Gaza chegam ao Aeroporto de Viracopos A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da capital do país às 9h15. Os passageiros foram retirados do Cairo, capital do Egito, e fizeram parte do terceiro voo de […]

today26 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%