G1 Mundo

SpaceX adia lançamento de sonda que pousaria na Lua para esta quinta (15)

today14 de fevereiro de 2024 12

Fundo
share close

Contratada pela empresa norte-americana Intuitive Machines, a SpaceX, de Elon Musk, fará uma nova tentativa de lançamento do foguete SpaceX Falcon 9 com um módulo de pouso na próxima madrugada.


Foguete SpaceX Falcon 9 decola do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, carregando satélites Starlink — Foto: Craig Bailey / Florida Today / via AP Photo



A empresa norte-americana Intuitive Machines e a SpaceX adiaram o envio de um foguete com um módulo que pousaria na Lua. A missão estava prevista para esta quarta (14), mas as companhias farão uma nova tentativa nesta quinta-feira (15).

A decolagem estava prevista para 0h57 de quarta-feira na Flórida (2h57 de Brasília), mas a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) anunciou o adiamento depois de detectar “temperaturas de metano fora do normal antes de introduzir a carga de metano”.

“Agora, estamos programando para 1h05 (3h05 de Brasília) de quinta-feira”, acrescentou a agência espacial americana na rede social X (antigo Twitter).

A missão IM-1 pretende enviar um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura desenvolvido pela empresa Intuitive Machines, com sede no Texas e fundada em 2013.

O aparelho deve decolar em um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.

Pouco depois da decolagem, o módulo de pouso deve se separar do estágio superior do foguete e receber energia. Em seguida deve estabelecer comunicação com a sala de controle da Intuitive Machines, localizada em Houston, Texas.

“Este é um momento crucial para a exploração espacial, no qual as empresas privadas desempenham um papel cada vez mais vital”, afirmou a Intuitive Machines.

Esta é a primeira tentativa de missão lunar da empresa, mas a segunda no âmbito do novo programa CLPS da Nasa, que contratou empresas privadas para transportar equipamento científicos até o satélite natural, com o objetivo de preparar o retorno dos astronautas à Lua.

A Nasa assume o risco de fracasso das missões atribuídas a empresas jovens e destaca que tem consciência de que nem todas terão sucesso.

Nasa constrói robô ‘humano’ para ajudar astronautas no espaço

Nasa constrói robô 'humano' para ajudar astronautas no espaço

Nasa constrói robô ‘humano’ para ajudar astronautas no espaço

Nova York realiza primeiros testes com “carros voadores”

Nova York realiza primeiros testes com

Nova York realiza primeiros testes com “carros voadores”

Virgin Galactic completa 2º voo comercial ao espaço; veja como foi

Virgin Galactic completa 2º voo comercial ao espaço; veja como foi

Virgin Galactic completa 2º voo comercial ao espaço; veja como foi




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

veja-o-que-foi-noticia,-alem-do-carnaval,-no-brasil-e-no-mundo

G1 Mundo

Veja o que foi notícia, além do carnaval, no Brasil e no mundo

Vídeo de reunião de Bolsonaro Em vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro ordenou disseminação de fake news Foi divulgado na última sexta-feira (9) um vídeo apreendido pela Polícia Federal de uma reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro de 5 de julho de 2022 com sua então equipe ministerial. Nas imagens, ele afirma que era necessário agir antes das eleições para que o Brasil não virasse "uma grande guerrilha". A gravação, encontrada no […]

today14 de fevereiro de 2024 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%