Gospel Prime

STF suspende decretos de municípios de SC que dispensa vacina contra Covid

today16 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos dos decretos de 19 municípios de Santa Catarina que dispensavam a exigência de vacina contra a Covid-19 para a matrícula na rede pública de ensino. A decisão, proferida pelo ministro relator Cristiano Zanin, destaca que, uma vez incluída no Plano Nacional de Imunização, a vacinação contra a Covid-19 não pode ser normatizada pelos municípios no sentido de sua não obrigatoriedade, sob pena de desrespeito à distribuição de competências legislativas.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já havia notificado várias prefeituras sobre a ilegalidade desses decretos, argumentando que a lei que estabelece o Programa Nacional de Imunização atribui ao Ministério da Saúde a definição das vacinas, incluindo as obrigatórias. O Estatuto da Criança e do Adolescente também prevê que as vacinas recomendadas pela autoridade sanitária são obrigatórias, e estados e municípios não podem divergir do que está previsto na legislação federal.

Algumas prefeituras, como as de Blumenau, Joinville e Rio do Sul, já haviam revogado os decretos após a manifestação do MPSC. O ministro Zanin enfatizou que a questão não é eminentemente individual, mas sim um dever geral de proteção que cabe a todos, especialmente ao Estado. Ele ressaltou que o direito de conviver em um ambiente sanitariamente seguro se sobrepõe a eventuais pretensões individuais de não se vacinar, e a legislação infraconstitucional, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, reforça a necessidade de proteção, principalmente para crianças e adolescentes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chefe-de-ajuda-da-onu-diz-que-hamas-“nao-e-um-grupo-terrorista”

Gospel Prime

Chefe de Ajuda da ONU diz que Hamas “não é um grupo terrorista”

O chefe de Ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, causou polêmica ao afirmar, em coletiva de imprensa à emissora de TV britânica Sky News, que não considera o Hamas como um grupo terrorista. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 14, durante uma entrevista. “O Hamas não é um grupo terrorista para nós. Como sabem, é um movimento político. Mas penso que é muito difícil desalojar estes grupos […]

today16 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%