G1 Mundo

Sucessão na Coreia do Norte: Coreia do Sul diz suspeitar que Kim Jong-un escolheu filha para comandar o país

today18 de março de 2024 12

Fundo
share close

O serviço de inteligência sul-coreano levantou a suspeita após a imprensa norte-coreana ter se referido à filha de Kim como “grande guia”, um título utilizado apenas para se referir a Kim Jong-un e seu pai e avô, que já lideraram o país.

A imprensa oficial norte-coreana utilizou no sábado o termo “hyangdo”, reservado apenas para os grandes líderes do país e seus sucessores.

Segundo Seul, esta foi a primeira vez que Pyongyang apresentou a filha de Kim Jong-un desta maneira. O governo norte-coreano nunca identificou a jovem, mas segundo o serviço de inteligência sul-coreano, o nome dela é Ju Ae.



“Normalmente, o termo ‘hyangdo’ é utilizado apenas para fazer referência ao oficial de maior escalão”, afirmou Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.

A referência reforça os rumores de que a adolescente, que aparece com frequência ao lado do pai em eventos importantes, seria a escolhida para ser a próxima dirigente da Coreia do Norte.

“Não descartamos a possibilidade de sucessão por Ju Ae”, acrescentou o porta-voz.

A imprensa oficial norte-coreana divulgou as primeiras imagens da jovem em 2022, quando ela acompanhou o pai durante um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM). Desde então, a imprensa estatal a identifica de várias maneiras, incluindo “estrela da manhã da Coreia” e “criança amada”.

O termo “grande guia”, no entanto, nunca havia sido utilizado.

Ju Ae já compareceu a vários eventos oficiais comandados por Kim Jong-un, incluindo manobras militares, uma visita a uma fábrica de armas ou uma visita a uma fazenda.

Imagens divulgadas no sábado (16) por Pyongyang mostram a adolescente observando exercícios de paraquedistas, ao lado do pai e de comandantes militares.

Se Ju Ae assumir o poder, esta será a terceira sucessão hereditária desde a fundação do país em 1948.

Kim Jong-un herdou o poder em 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong Il, que assumiu o comando do país em 1994, também sucedendo o pai, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte.

Kim Jong-un é fotografado dirigindo tanque de guerra da Coreia do Norte

Kim Jong-un é fotografado dirigindo tanque de guerra da Coreia do Norte




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

putin-celebra-na-russia:-presidente-esta-mais-poderoso-que-nunca?

G1 Mundo

Putin celebra na Rússia: presidente está mais poderoso que nunca?

Desde o anúncio de sua candidatura, o Kremlin garantiu que Putin não tivesse nenhum adversário com chances de derrotá-lo. Por isso, era certo que ele garantiria um novo mandato por uma vitória esmagadora. Aos 71 anos, Putin já governou a Rússia por mais tempo do que qualquer governante desde o ditador soviético Josef Stalin, que passou quase 31 anos no poder. Ele é presidente da Rússia desde 2000, além de […]

today18 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%