G1 Mundo

Suíça anuncia doação imediata de R$ 30 milhões para o Fundo Amazônia e fala em ‘parceria de longo prazo’

today7 de julho de 2023 8

Fundo
share close

País havia anunciado intenção nesta, sem indicar valor. Paralisado desde 2019, Fundo Amazônia foi retomado em fevereiro e recebe verbas internacionais para financiar ações de preservação.


A Embaixada da Suíça no Brasil divulgou nesta sexta-feira (7) que o país europeu fará uma doação imediata de cerca de R$ 30 milhões para o Fundo Amazônia.



O fundo recebe verbas internacionais para financiar projetos de preservação e desenvolvimento na Floresta Amazônica.

“Com essa contribuição imediata, a Suíça quer iniciar a cooperação com esse importante instrumento e mostrar seu suporte em favor do compromisso ambiental do Brasil”, diz o comunicado da embaixada.

Suiça anunciou que vai contribuir para o Fundo Amazônia

Suiça anunciou que vai contribuir para o Fundo Amazônia

“Essa contribuição imediata é acompanhada pelo amplo know-how e expertise da Suíça, que no futuro também será colocado a serviço do Fundo Amazônia e do compromisso do Brasil com a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, diz a embaixada da Suíça.

“O governo suíço está convencido que essa contribuição imediata permite estabelecer outra parceria de longo prazo entre a Suíça e o Brasil – como já existem em muitas outras áreas”, prossegue.

Paralisado durante o governo Jair Bolsonaro, o Fundo Amazônia foi retomado na gestão Luiz Inácio Lula da Silva e deve receber também aportes dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Comissão Europeia. Historicamente, o fundo foi abastecimento principalmente por Alemanha e Noruega.

Os recursos aportados no fundo são gerenciados por um comitê orientador, que decide quais projetos serão beneficiados e como será o repasse do dinheiro. Esse comitê voltou a se reunir em fevereiro, após passar quatro anos paralisado. Veja abaixo:

Comitê Orientador do Fundo Amazônia faz primeira reunião desde 2018

Comitê Orientador do Fundo Amazônia faz primeira reunião desde 2018

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%