Surfista que salvou casal de afogamento no litoral de SP diz: ‘estão me chamando de herói’
O surfista de 16 anos que salvou um casal em situação de afogamento na Praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, agora é chamado de “super-herói” entre alguns amigos. Mesmo assim, o estudante João Victor Santos prefere manter a humildade, deixar o apelido de lado e celebrar o final feliz da história.
“Fiquei muito contente. Muita gente ficou me chamando de super-herói. Não acho que seja o caso, pois foi algo natural ajudar quem estava precisando”, comenta o rapaz. Ele, inclusive, faz questão de estender os elogios aos guarda-vidas que ajudaram no salvamento, assim como o seu professor de surfe.
Surfista desde os 8 anos, o jovem entende que situações parecidas podem acontecer a qualquer hora. Então, antes mesmo do ocorrido, decidiu estudar sobre o assunto e se preparar para as ocasiões inesperadas.
“Já vi pessoas se afogando e não consegui salvar. Agora, tenho experiência, pois já fiz cursos de salvamento em São Vicente. Além disso, sempre escuto conselhos de outros surfistas. Nesta vida de surfista devemos esperar de tudo, entre coisas boas e ruins”, diz o jovem atleta, que pretende seguir carreira no esporte.
Os dois banhistas entraram em situação de afogamento no último dia 15 de maio. O jovem tinha acabado de “pegar” a sua primeira onda, quando foi surpreendido pela situação.
“Vi um pessoal acenando, e cheguei perto do casal. Eu estava acompanhado de outro surfista, que, inclusive, estava de colete. Perguntei se poderia ir até lá, mas ele respondeu que seria perigoso por conta das pedras. Deixei minha prancha com ele e cheguei até a moça nadando”, lembra.
João Victor Santos, de 16 anos, salvou casal em situação de afogamento em SP — Foto: Arquivo pessoal
Nas imagens, obtidas pelo g1, é possível ver o fim do resgate. O conteúdo mostra o professor de João Victor, de roupa vermelha, e os bombeiros. O surfista de 16 anos aparece nas pedras e no mar com a banhista.
Publicar comentários (0)