G1 Mundo

Taiwan aumenta período do serviço militar obrigatório e cita ameaça da China

today28 de dezembro de 2022 14

Fundo
share close

A ilha autogovernada vive sob a ameaça de uma invasão da China, cada vez mais beligerante, que a considera um território próprio que deve ser recuperado no futuro, inclusive pela força.

A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, anunciou o aumento do período de serviço militar para todos os homens nascidos a partir de 1º de janeiro de 2005 em uma entrevista coletiva, após uma reunião do governo sobre a segurança nacional.

“Ninguém quer a guerra … mas meus compatriotas, a paz não vai cair do céu”, afirmou Tsai Ing-wen.



Folheto do exército é visto nas mãos de uma pessoa em Taiwan — Foto: Sam Yeh / AFP

“O atual serviço militar de quatro meses não é suficiente para enfrentar uma situação que muda de maneira rápida e constante”, disse.

“Nós decidimos restaurar o serviço militar de um ano a partir de 2024”, afirmou a presidente, antes de destacar que “as intimidações e ameaças (da China) contra Taiwan estão se tornando cada vez mais evidentes”.

A perspectiva de uma invasão chinesa preocupa cada vez mais Taipei e seus aliados ocidentais, em particular desde o início da ofensiva da Rússia contra a Ucrânia.

De capacete e uniforme militar, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, observa soldado fazer disparos de treinamento durante visita a uma base militar em Penghu, na ilha, em 30 de agosto de 2022. — Foto: Ministério da Defesa de Taiwan via Reuters

O presidente chinês, Xi Jinping, já afirmou que o que Pequim chama de “reunificação” de Taiwan não pode ser deixado para as futuras gerações.

Taiwan, separada de fato da China continental desde 1949, seria amplamente superada em um conflito hipotético, com 88.000 soldados contra mais de um milhão do exército de Pequim, segundo as estimativas do Pentágono.

O serviço militar obrigatório era muito impopular em Taiwan porque recordava a ditadura que comandou o país por muitas décadas. O governo anterior reduziu o período de um ano para quatro meses com o objetivo de criar uma força principalmente voluntária.

Pesquisas recentes, no entanto, mostram que mais de 75% dos taiwaneses consideram o período muito curto.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘nevasca-do-seculo’-deixa-mais-de-50-mortos-nos-eua-e-no-canada

G1 Mundo

‘Nevasca do século’ deixa mais de 50 mortos nos EUA e no Canadá

"É cedo demais para dizer que acabou", afirmou em Buffalo a governadora de Nova York, Kathy Hochul, acrescentando que ainda se espera a queda de mais 30 cm de neve. "É claramente a tempestade de neve do século", completou em sua cidade natal. Embora a intensidade da nevasca tenha diminuído nos últimos dias, "ainda é perigoso estar fora de casa", disse a governadora;Ela conversou com o presidente Joe Biden, que […]

today28 de dezembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%