G1 Mundo

Taiwan: equipes tentam resgatar moradores presos em túneis após terremoto

today4 de abril de 2024 8

Fundo
share close

Dezenas de pessoas estão presas nas estradas do montanhoso condado de Hualien, o mais próximo ao epicentro do tremor de magnitude 7,4 que atingiu a ilha.




Novo tremor na Ásia: mais de 24h após abalo em Taiwan, 200 seguem presos ou desaparecidos

Novo tremor na Ásia: mais de 24h após abalo em Taiwan, 200 seguem presos ou desaparecidos

Dezenas de pessoas na cidade de Hualien, a mais próxima ao epicentro do tremor, dormiram ao ar livre devido aos danos sofridos pelos edifícios, incluindo alguns que ficaram completamente inclinados após o sismo.

Também nesta quinta, seis dos cerca de 70 mineiros que estavam presos em pedreiras perto da cidade foram resgatados com vida, segundo as autoridades locais.

“Espero que possamos usar o tempo hoje para encontrar todas as pessoas que estão presas e são consideradas desaparecidas”, afirmou o primeiro-ministro Chen Chien-jen no centro de emergências de Hualien.

As equipes de resgate conhecem o paradeiro de dezenas de pessoas presas na rede rodoviária do condado de Hualien, localizado entre montanhas e penhascos, com vários túneis que levam à cidade de mesmo nome.

Além disso, centenas de pessoas ficaram bloqueadas em um hotel de luxo e em um centro de atividades para jovens porque as rodovias que levam aos locais foram bloqueadas por deslizamentos de terra.

Antes e depois do terremoto em Taiwan — Foto: Reprodução/Google Street View; CNA via AFP

Na cidade de Hualien, um edifício com fachada de vidro se transformou no símbolo do terremoto, depois de tombar em um ângulo de 45 graus devido à queda parcial do primeiro andar.

“Quando o terremoto aconteceu, nós retiramos imediatamente os clientes e pedimos que partissem”, disse à AFP Wang Zhong-chang, proprietário do hotel Hualien Hero, próximo ao local.

Legislação evitou desastre maior

Calculado com uma potência de magnitude 7,4 pelo Centro Geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi o mais forte a abalar Taiwan desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 provocou 2.400 mortes.

O tremor provocou alerta de tsunami em Taiwan, Filipinas e Japão, mas a medida foi suspensa em poucos minutos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-botsuana-ameaca-enviar-20-mil-elefantes-para-alemanha:-‘nao-e-brincadeira’

G1 Mundo

Por que Botsuana ameaça enviar 20 mil elefantes para Alemanha: ‘Não é brincadeira’

Pois bem, na terça-feira (2), o presidente de Botsuana ameaçou enviar esse número de animais para o país europeu devido a um debate sobre conservação ambiental. A história começou no início deste ano, quando o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha sugeriu regulamentar a importação de troféus provenientes da caça de animais. Isso fez com que o presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, reagisse e dissesse através dos meios de comunicação […]

today4 de abril de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%