G1 Santos

Tartaruga-cabeçuda de 90 kg aparece morta em praia de Bertioga, SP

today14 de outubro de 2022 51

Fundo
share close

Espécie é vista em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Corpo de tartaruga cabeçuda encalha em praia de Bertioga, no litoral de SP — Foto: Reprodução/ Aconteceu em Bertioga



Uma tartaruga-cabeçuda de 90 kg da espécie cabeçuda apareceu morta em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. Ela vista como uma espécie em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

O Instituto Gremar, que faz o resgate e o acolhimento de animais marinhos, foi acionado por volta de 7h de quarta-feira (12), para recolher a tartaruga. Uma equipe foi até a praia de Riviera de São Lourenço e constatou que o animal já estava morto.

Segundo o exame de necropsia do realizado pelo Gremar, a tartaruga teve uma lesão na traqueia e nos pulmões devido a espuma. Isso, segundo o Instituto, fez com que o animal não conseguisse respirar de forma correta. O exame também apontou alterações no fígado.

Apesar de dependentes do ambiente marinho, as tartarugas respiram pelo pulmão e dependem do oxigênio para a sobreviver. “O afogamento destes animais é relativamente comum e pode ocorrer em razão da interação com petrechos de pesca, ingestão de lixo ou debilidade proveniente da alguma doença”, afirmou o Instituto, por meio de nota.

O Gremar ainda coletou amostras para análise, o exame osteológico, que pode determinar a idade aproximada do animal. O resultado sai em torno de 180 dias. Segundo o Gremar, a espécie pode viver, em média, de 47 e 67 anos, porém, há registros de animais que vivem até 77.

Segundo o biólogo Douglas dos Santos, a tartaruga aparenta ter morrido na idade de transição entre a fase adulta e a infantil, com uma média de 40 anos. Porém, o especialista afirma que é possível identificar a idade exata do animal a partir de marcas no casco dele.

“São linhas de crescimento que aparecem entre as cavidades, placas, como se fossem estrias”, explica. Porém, ele ressalta que apenas com uma observação mais detalhada é possível chegar a uma conclusão.

Corpo de tartaruga cabeçuda encalha em praia de Bertioga, no litoral de SP, na última quarta-feira (12) — Foto: Reprodução/ Aconteceu em Bertioga

De acordo com o Projeto Tamar, que atua na preservação de tartarugas-marinhas, a espécie cabeçuda, conhecida cientificamente como caretta caretta, se encontra em perigo de extinção e pesa, em média 180 kg.

Ela recebe esse nome justamente por ter uma cabeça grande e uma mandíbula forte. A carapaça possui cinco pares de placas laterais de queratina, de coloração marrom-amareladas. Além disso, ela também costuma comer esponjas do mar e, quando chega à fase adulta, se torna carnívora.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

circuito cultural continua-na-vila-ra-este final-de-semana

Prefeitura de Guarujá

Circuito Cultural continua na Vila Rã este final de semana

 Evento é gratuito e acontece sempre das 19 horas à meia-noite O Circuito Cultural – Festejos nos Bairros agita o fim de semana em Guarujá. Com muita música, o evento ocorre neste sábado (15) e domingo (16), na Vila Rã, assim como na semana passada. Por lá, a festa vai acontecer na Rua São Paulo, altura do número 988, com início às 19 horas e término à meia-noite. No sábado, a Vila Rã terá as apresentações de DJ Dani, Pé de Ferro e Mariellem Ferreira. E […]

today14 de outubro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%