G1 Santos

Tartaruga encontrada presa em rede de pesca é devolvida ao mar após sete meses de tratamento no litoral de SP; VÍDEO

today19 de abril de 2024 9

Fundo
share close

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi devolvida ao mar após meses em reabilitação em Guarujá, no litoral de São Paulo (assista acima). Conforme apurado pelo g1 nesta sexta-feira (19), o animal foi resgatado pelo Instituto Gremar após ser encontrado encalhado e preso a uma rede de pesca em Santos, também no litoral paulista.

De acordo com o Instituto Gremar, a tartaruga precisou de sete meses de tratamento, pois apresentava plástico nas fezes e tinha grande quantidade de fibropapilomas (tumores) pelo corpo, além de um quadro de pneumonia.

Tartaruga foi devolvida ao mar após tratamento em Guarujá (SP) — Foto: Instituto Gremar/Divulgação



Ela foi localizada na Ponta da Praia de Santos em agosto do ano passado. O Gremar foi acionado e transferiu o animal para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá. No local, ela foi submetia a cirurgias e, aos poucos, se recuperou.

Segundo o instituto, a tartaruga foi considerada apta para ser solta após apresentar um quadro dentro dos parâmetros da normalidade. Sendo assim, uma equipe do instituto devolveu o animal ao mar no último dia 12.

Tartaruga foi devolvida ao mar em Guarujá (SP) — Foto: Instituto Gremar/Divulgação

A ação de soltura do animal faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacia de Santos (PMP-BS), que tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, é necessário entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-morre-com-suspeita-de-meningite-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Mulher morre com suspeita de meningite em São Vicente, SP

Vítima recebeu um diagnóstico preliminar para meningite bacteriana no PS do Rio Branco, antes de ser encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde morreu no mesmo dia. Ilustração baseada em observações com microscópio eletrônico mostra a bactéria Neisseria meningitidis, que causa a meningite meningocócica — Foto: CDC/Arquivo g1 Uma mulher, de 33 anos, morreu com suspeita de meningite bacteriana em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, a […]

today19 de abril de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%