G1 Santos

Tartaruga ‘gigante’ e rara é encontrada morta no litoral de SP

today12 de setembro de 2022 40

Fundo
share close

Tartaruga-de-couro macho tinha 2,15 metros e estava em avançado estado de decomposição. Ela foi encontrada em uma praia de Ilha Comprida (SP).

A rara tartaruga-de-couro, maior espécie viva desse animal, foi encontrada morta no último domingo (11) em Ilha Comprida, no litoral de SP. — Foto: Renato de Assevedo



Uma gigante e rara tartaruga-de-couro foi encontrada morta em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. De acordo com o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC) a temporada de inverno e de migração pode influenciar no encalhe desses animais.

A tartaruga foi encontrada na tarde do último domingo (11) na praia do Balneário Juruarúva. Renato de Azevedo, da associação SOS Pinguim, foi quem encontrou o animal encalhado em Ilha Comprida. Ele contou ter visto o animal boiando no mar e que o monitorou até chega à faixa de areia.

Azevedo explicou precisou puxar a tartaruga para o meio da faixa de areia e, em seguida, o IPEC foi acionado. De acordo com o Instituto, o animal era um macho, adulto, de 2,15m de comprimento.

A tartaruga-de-couro foi encontrada no domingo (11) na Praia do Balneário Juruarúva, em Ilha Comprida, no litoral de SP. — Foto: Renato de Assevedo

Ainda não há informações sobre a causa da morte do animal, que passou por necrópsia na praia e foi deixada no local por conta do tamanho.

De acordo Diego Cavalheri, que é herpetólogo e estuda répteis e anfíbios, a tartaruga-de-couro pode pesar até 500 kg e se encontra criticamente em perigo de extinção, conforme a avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “É uma espécie que pode mergulhar até grandes profundidades”.

De acordo com o Projeto Tamar, a carapaça do animal é formada por costelas curtas e coberta por uma camada de pele fina e resistente, com pequenas placas de osso. Por isso, ela recebe o nome de tartaruga-de-couro.

Cavalheri afirma que o animal é o maior das espécies de tartaruga que ainda vivem. “Certamente elas não são comuns de serem avistadas”, ressaltou.

A tartaruga encalhou na Praia do Suarão, em Itanhaém, no litoral de SP, no domingo (11) e foi avistado por um casal que passou de bicicleta pelo local. — Foto: Rafael de Lima

No mesmo dia, às 14h, uma tartaruga-cabeçuda foi encontrada morta por um casal que passava de bicicleta pela Praia do Suarão, em Itanhaém. As patas e o casco estavam amarelados e esbranquiçados, um indicativo da avançada fase de decomposição, de acordo com o herpetólogo.

O animal foi recolhido pelo Instituto Biopesca, mas ainda não se sabe o que causou a morte da tartaruga. Segundo o ICMBio, ela também se encontra em perigo de extinção.

Uma tartaruga-cabeçuda encalhou no domingo (11) em Itanhaém, no litoral de SP, e já estava em estado avançado de decomposição. — Foto: Rafael de Lima

Conforme o IPEC, a temporada de inverno coincide com a época de migração de muitas espécies e, por isso, é comum o encalhe de animais marinhos nas praias durante esse período.

O Instituto monitora e avalia os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Além disso, também faz o atendimento veterinário aos animais vivos e necrópsia dos encontrados mortos.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guardas-evitam-assalto-ao-notarem-vitimas-com-as-maos-para-o-alto-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Guardas evitam assalto ao notarem vítimas com as mãos para o alto no litoral de SP; VÍDEO

Criminoso armado abordou uma família perto da Praia da Enseada, em Guarujá (SP). Criminoso é surpreendido pela GCM enquanto assaltava uma família em Guarujá, SP Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi precisa ao salvar uma família que havia de ser rendida por um criminoso armado. O homem foi detido e conduzido ao DP Sede da cidade, onde o caso foi registrado […]

today12 de setembro de 2022 49

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%