Prefeitura de Guarujá

Técnicos do Ministério do Turismo promovem ação educativa nos meios de hospedagem de Guarujá

today1 de agosto de 2022 7

Fundo
share close

Intuito foi de orientar os prestadores de serviços turísticos ainda não cadastrados no sistema do Governo Federal

Na última semana, técnicos do Ministério do Turismo estiveram Guarujá desenvolvendo ação educativa visando a orientação dos meios de hospedagem, para o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A pedido da Prefeitura, o trabalho na Cidade foi conduzido pelas agentes de fiscalização, Monique Lobo e Lídia Azevedo. O intuito da iniciativa foi, através da sensibilização, orientar os prestadores de serviços turísticos ainda não cadastrados, acerca da importância de estarem regularizados no Cadastur. Na abordagem, além de falar da inscrição, as agentes detalharam as vantagens da iniciativa.

Conforme explica Monique Lobo, a ação nos municípios começa com uma sensibilização prévia. “A partir do nosso painel de dados da Receita Federal identificamos os locais sem cadastro. Fazemos uma pesquisa na internet, redes sociais e ligações. Depois, iniciamos o processo de notificação, de modo que para a fiscalização (in loco) as regiões escolhidas são aquelas com mais denúncias ou quando somos solicitados, como foi o caso de Guarujá”.

Segundo o proprietário do Charme Hotel Guarujá, Said Ibraim Salieh, a iniciativa é importante para conscientização dos estabelecimentos do ramo. “É sempre bom termos as informações. Com a pandemia, a gente acabou esquecendo o Cadastur. Mas, a partir de hoje, com certeza vamos fazer, pois auxilia não só quem recepciona, mas também quem é recepcionado”.

Após a notificação, o estabelecimento tem um prazo de 30 para se adequar. O cadastro é totalmente online, gratuito e os próximos passos ocorrem todos de maneira remota. Caso não seja feito, o proprietário poderá ser multado com valor de R$ 1.186 até R$ 55 mil, conforme o porte do estabelecimento.



“Nossa primeira ação é sempre a sensibilização, e a gente notou que muitos ainda não conhecem o sistema. Trata-se de um sistema obrigatório para sete atividades turísticas e os meios de hospedagem é uma delas. Portanto, quando você atua sem o Cadastur, você está irregular e não tem acesso a linhas de crédito, entre outros benefícios”.

Importante fonte de consulta a turistas, através do Cadastur é possível verificar a regularidade dos serviços do segmento, ter visibilidade no mercado, acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério. Outra vantagem do registro no Cadastur é a emissão do Selo Turismo Responsável disponível para 15 segmentos turísticos. Mais informações e cadastro no site: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/.

Quem deve estar no Cadastur – A inscrição é obrigatória para: meios de hospedagem, guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer, parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camara-municipal-recebe-exposicao-do-livro-“joao-batista-milagreiro”-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

Câmara Municipal recebe exposição do livro “João Batista Milagreiro” nesta terça-feira

Mostra funcionará no Espaço Cultural Vereador Alberto Marques; na data, haverá cerimônia de autógrafos a partir das 15 horas, marcando o relançamento da obra Será relançado nesta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Guarujá (Avenida Leomil, 291, no Centro), o livro “João Batista Milagreiro”, do poeta da Cidade, Andrade Jorge. Ele, inclusive promoverá uma sessão de autógrafos, a partir das 15 horas, marcando a abertura da exposição, que reunirá imagens […]

today1 de agosto de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%