G1 Santos

Tempestade de raios ilumina céu no litoral de SP e impressiona; VEJA FOTOS

today28 de fevereiro de 2023 45

Fundo
share close

Ao g1, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informou que foram registrados 55 raios na cidade no último domingo (26). O meteorologista da Defesa Civil de Santos Franco Cassol ressaltou que há previsão de mais raios para os próximos dias.

Segundo o Elat, entre 2016 e 2019, Santos aparecia na 653ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros com maior incidência de raios. No estado, a cidade figura no 33º lugar entre 645 municípios.

As imagens obtidas pelo g1, nesta terça-feira (28), mostram os raios caindo na cidade. O especialista em climatologia Rodolfo Bonafim fez dois registros no bairro do Marapé, em Santos.



“Essa trovoada foi forte. Começou justamente um dia depois que a cidade de Santos registrou a temperatura mais alta do verão e do ano, com sensação de 49 graus”, afirmou.

Em uma foto que circula pela internet, feita na praia (acima), dá para ver a luz do relâmpago entre os prédios. De acordo com o meteorologista Franco Cassol, o raio desta foto não é dos mais comuns.

“O tipo de raio mais comum é intranuvem, ou seja, dentro da própria nuvem. Só pela foto não tem como saber qual foi o sentido, mas é mais provável que tenha sido nuvem-solo. O caminho da descarga de elétrons vai da nuvem para o solo”, explicou.

Tempestade de raios ilumina céu no litoral de SP e impressiona moradores — Foto: Rodolfo Bonafim

Casso disse ser normal a ocorrência dessas descargas elétricas na Baixada Santista, principalmente nessa época do ano. “As chuvas de verão, não só aqui região, mas em todo o sudeste do Brasil, costumam estar associadas com nuvens convectivas, que podem ser nuvens de tempestade com raios e chuvas fortes, geralmente na forma de pancadas passageiras”.

O climatologista Bonafim explicou ao g1 que embora as trovoadas aconteçam durante todo o ano, o fenômeno é mais intenso especialmente no final da primavera e do verão.

“Em dias quentes, temos a formação da nuvem cumulus, ou seja, a comum, aquelas nuvens fofinhas, igual as crianças desenham nas escolas. Com o calor e a umidade elas crescem muito e criam correntes de vento que sobem e descem muito rápido. Essa turbulência cria partículas de água e gelo, que criam descargas elétrica, ou seja, os raios. O trovão é apenas o barulho do raio”, esclareceu.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forca-tarefa-prende-13-e-recolhe-4,5-mil-pecas-automotivas-em-operacao-de-combate-a-receptacao-em-santos,-sp;-fotos

G1 Santos

Força-tarefa prende 13 e recolhe 4,5 mil peças automotivas em operação de combate à receptação em Santos, SP; FOTOS

Uma força-tarefa resultou na prisão de 13 pessoas e na apreensão de 4.597 peças receptação durante a Operação Box, que visa combater esse tipo de crime. Os números divulgados nesta terça-feira (28) são de Santos, no litoral de São Paulo. A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). De acordo com o Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 […]

today28 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%