G1 Santos

Temporada de cruzeiros chega ao fim e movimenta mais de 1 milhão de passageiros e R$ 804 milhões na economia do litoral de SP

today3 de maio de 2024 2

Fundo
share close

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, ficará marcada como a melhor dos últimos 12 anos, segundo o Concais, que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. Isso porque o número de passageiros que passou pelo local ultrapassou a marca de 1 milhão.

O último navio da temporada de Santos, o Costa Favolosa, deixou o Porto de Santos nesta sexta-feira (3) com destino ao Rio de Janeiro. Depois, ele segue para Salvador, Recife e tem paradas na Europa, sendo o destino final Amsterdã, na Holanda.

Com 153 escalas e operação de 16 navios (sete de escalas regulares e nove de trânsito com turistas estrangeiros), a temporada 2023/2024 foi a segunda maior em número de passageiros de toda a história de 25 anos do Concais. Ela perde somente para a de 2010/2011, quando 1.120.830 pessoas passaram pelo terminal.



Do total de passageiros desta temporada, 73,9 mil foram cruzeiristas em trânsito, ou seja, que desembarcaram para conhecer a cidade e retornaram para a viagem no fim do dia. Cerca de 81% deles foram turistas brasileiros e 19% são de estrangeiros que cruzaram o oceano em navios exclusivamente de trânsito.

Último embarque encerra temporada brasileira de cruzeiros 2023/2024

Último embarque encerra temporada brasileira de cruzeiros 2023/2024

A movimentação de passageiros gerou um impacto significativo na economia da Baixada Santista, com valor estimado em R$ 804,2 milhões.

De acordo com o Concais, os números evidenciam que os cruzeiros fazem parte da vida dos moradores do litoral paulista. E o valor ainda pode aumentar.

“Se considerarmos outros tributos, como a movimentação de tripulantes, impostos e combustível, esse valor pode ultrapassar um bilhão”, informou o gerente de operações do Concais, Javier Humberto Carnevale, em nota divulgada pelo terminal.

Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini teve grande movimentação na temporada 2023/2024 — Foto: Fernando Siqueira/Concais

Com início prevista para outubro deste ano, a temporada brasileira 2024/2025 contará com os navios da MSC Seaview, Grandiosa, Orchestra e Armonia. Além disso, o MSC Poesia realizará embarques na Argentina para itinerários regulares rumo a destinos nacionais. Já a Costa Cruzeiros deve operar em águas brasileiras com três navios: Diadema, Favolosa e Pacifica.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-intifada-em-columbia

Pleno News

A intifada em Columbia

Lawrence Maximus - 03/05/2024 10h57 Estudantes pró-Palestina protestam na Universidade de Columbia Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL A Câmara dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (1°), projeto de lei que amplia a definição de antissemitismo – obviamente – de forma tardia. Esse projeto de lei fornece autoridade estatutária para a exigência de que o Escritório de Direitos Civis do Departamento de Educação leve em consideração a definição de antissemitismo da Aliança Internacional […]

today3 de maio de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%