G1 Mundo

Tensão no Congresso atrasa posse de Arévalo como presidente da Guatemala

today15 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Apesar de a Constituição da Guatemala estabelecer que o Congresso deve empossar o novo presidente até as 16h locais (19h de Brasília), ao final deste prazo, nem mesmo o novo Parlamento estava instalado.

“Os deputados têm a responsabilidade de respeitar a vontade popular expressa nas urnas. Estão tentando violar a democracia com ilegalidades, trivialidades e abusos de poder”, escreveu Arévalo nas redes sociais.

O Congresso, majoritariamente de direita, não consegue chegar a um acordo sobre a escolha da nova mesa diretora, declarando a bancada de Arévalo “independente”, em virtude de uma ordem judicial de suspensão do partido Movimento Semente.



O atraso na posse gerou descontentamento entre apoiadores de Arévalo, incluindo muitos indígenas, que, em meio a empurrões com a polícia, abriram caminho em direção à sede do Parlamento. Até agora, a polícia não reprimiu a manifestação.

Apoiadores do presidente eleito Bernardo Arévalo se reúnem na Praça da Constituição, na Cidade da Guatemala. — Foto: Reuters

Sociólogo, ex-diplomata e filósofo de 65 anos, Arévalo passou inesperadamente para o segundo turno presidencial no ano passado para enfrentar uma candidata conservadora aliada ao governo. Ele venceu com 60% dos votos, em uma campanha com mensagens anticorrupção.

Desde então, Arévalo enfrentou uma ofensiva judicial que ele denunciou como um “golpe de Estado”, envolvendo a elite política e econômica que tem governado o país por décadas.

O Ministério Público tentou retirar sua imunidade como presidente eleito, desmantelar seu partido progressista e anular as eleições, alegando irregularidades eleitorais.

A investida foi condenada pela ONU, OEA, União Europeia e Estados Unidos, que sancionaram centenas de promotores, juízes e deputados por “corrupção” e por “minar a democracia”.

Como demonstração de apoio, a cerimônia de posse conta com a presença do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, de delegados de Washington e do rei da Espanha, Felipe VI, além dos presidentes da Colômbia, Chile, Honduras e Panamá, entre outros.

Uma reunião de chanceleres que participam da posse foi convocada urgentemente pela Costa Rica.

A Guatemala que Arévalo herda ocupa o 30º lugar entre 180 países no ranking de corrupção da Transparência Internacional e tem 60% de seus 17,8 milhões de habitantes vivendo na pobreza, um dos índices mais altos da América Latina.

Dezenas e milhares de cidadãos emigram todos os anos para os Estados Unidos em busca de trabalho e fugindo da violência das gangues e do tráfico de drogas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

novo-predio-para-atividades-de-complexo-educacional-em-santos-sera-entregue-em-junho

G1 Santos

Novo prédio para atividades de complexo educacional em Santos será entregue em junho

Um novo prédio, voltado a atividades complementares de alunos do Complexo Educacional Dos Andradas (Andradas I e Andradas II), em Santos, no litoral de São Paulo, será entregue em junho deste ano, segundo a Prefeitura de Santos. Os estudantes poderão desenvolver atividades culturais, tecnológicas e esportivas no edifício, situado no bairro Aparecida. As obras em andamento foram vistoriadas pelo prefeito da cidade, Rogério Santos (Republicanos), que confirmou a data da […]

today15 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%