G1 Santos

Terminal de líquidos inaugura própria produção de nitrogênio no Porto de Santos

today4 de setembro de 2022 8

Fundo
share close

Gás é utilizado em processos de armazenamento e movimentação de líquidos

Porto de Santos é o maior da América do Sul — Foto: Divulgação/SPA



A Stolthaven Terminals do Brasil, localizada no Porto de Santos, inaugurou no mês passado a própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa a nível global.

Uma parceria com a empresa White Martins permitirá ao terminal um maior controle sobre a produção e segurança, reforçando a movimentação de líquidos nas instalações da companhia, localizada na Alemoa.

De acordo com a Stolthaven Terminals, a planta tem alto grau de automação e monitoramento remoto, que faz com que seja mais sustentável.

A nova planta promoverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, o que diminuirá o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

O local está operando com mais de 50% da sua capacidade e, até o final do mês, deverá estar em pleno funcionamento.

O nitrogênio é um gás que atua como um estabilizador e equalizador de pressão, sendo fundamental no armazenamento, carregamento e descarregamento de líquidos nos terminais portuários. Antes do início das operações, a empresa adquiria o nitrogênio por meio de fornecimento externo.

Com a tecnologia de adsorção, a Stolthaven poderá gerar nitrogênio para abastecimento próprio, com níveis de pureza acima de 98%, cobrindo a maior parte da capacidade total de tancagem de 150 mil m3 de seu terminal em Santos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ordem-dos-desfiles-do-carnaval-de-santos,-sp,-sera-sorteada-nesta-segunda-feira

G1 Santos

Ordem dos desfiles do Carnaval de Santos, SP, será sorteada nesta segunda-feira

Agremiações vão se apresentar no Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023. Ordem dos desfiles das escolas de samba será sorteado em Santos — Foto: Prefeitura de Santos A ordem do desfile das escolas de samba de Santos, no litoral de São Paulo, para o Carnaval 2023 será definida por sorteio nesta segunda-feira (5). O evento será realizado em um bar […]

today4 de setembro de 2022 35

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%