G1 Mundo

Terremoto na Turquia deixa brasileiros desabrigados, diz Itamaraty

today6 de fevereiro de 2023 20

Fundo
share close

Não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos pelos tremores que atingiram Turquia e Síria nesta segunda-feira (6).




Brasileiros desabrigados na Turquia

Brasileiros desabrigados na Turquia

Os terremotos que atingiram a Síria e a Turquia nesta segunda-feira (6) deixaram brasileiros desabrigados em território turco, de acordo com Marcelo Viegas, conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia. Não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos pelos tremores.

Viegas integra o setor consular situado em Ancara, capital da Turquia, onde cerca de 350 brasileiros estão registrados — um número maior está vinculado ao Consulado-Geral em Istambul, que cobre também Izmir, os dois outros maiores centros urbanos deste país. “Lá, no entanto, a possibilidade de que haja vítimas diretas do terremoto é menor, dada a maior distância [do epicentro do tremor]”, afirmou o conselheiro.

“Dos brasileiros sob nossa jurisdição, a grande maioria vive em Ancara e seu entorno, que não foi diretamente atingida pelo sismo. Temos noticias de famílias com brasileiros na região atingida que estão desabrigadas, mas felizmente não há registro de brasileiros mortos ou feridos”, disse Viegas.

De acordo com Viegas, a Embaixada já pediu recursos ao Itamaraty para disponibilizar auxílio para os brasileiros afetados.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil está em reunião para definir como o governo poderá ajudar a Turquia após os terremotos.

“Sei de grupos de bombeiros voluntários, por exemplo, que já entraram em contato com a Agência para se colocar à disposição para virem prestar assistência por aqui [Turquia], mas este é um pacote que ainda está sendo estudado e elaborado dentro das capacidades e possibilidades do Estado brasileiro neste momento”, afirmou Viegas.

De acordo com ele, essas informações já foram passadas preliminarmente para o governo turco.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-e-tao-dificil-prever-um-grande-terremoto-como-o-que-atingiu-a-turquia?

G1 Mundo

Por que é tão difícil prever um grande terremoto como o que atingiu a Turquia?

Muitos passam ao largo dos registros oficiais porque são demasiadamente leves para que possamos senti-los ou porque acontecem em zonas remotas que não são monitoradas pelas autoridades. Outros, como o de magnitude 7,8 que atingiu e deixou vítimas na Turquia e na Síria nesta segunda-feira (6), deixam milhares de mortos e um rastro de destruição. Construir casas e edifícios à prova de terremotos é, evidentemente, a melhor estratégia para evitar […]

today6 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%