G1 Mundo

Terremoto na Turquia: tempo frio complica situação de sobreviventes presos em escombros

today7 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Regiões mais atingidas pelo tremor, no sul da Turquia e no norte da Síria, registraram temperaturas negativas nesta segunda-feira (6). Número de mortos passa de 2 mil.


Sobrevivente do terremoto que atingiu a Síria e a Turquia em 6 de fevereiro de 2023 se abriga com cobertor. — Foto: Khalil Ashawi/ Reuters



O clima frio do inverno acrescentou outro desafio para as equipes de resgate que tentam encontrar sobreviventes do terremoto que atingiu parte da Turquia e da Síria nesta segunda-feira (6).

Sem casa e, no caso de desaparecidos, sob escombros, centenas de famílias ficaram expostas a temperaturas quase congelantes desta época do ano e fortes chuvas.

No interior da província de Idlib, onde o terremoto danificou as modestas estruturas montadas em campos de deslocados que hospedam sírios que fugiram da guerra ao longo dos anos, disse Ahmad al-Sheikh, morador de uma cidade fronteiriça próxima.

  • Em Idlib, na Síria, a temperatura nesta segunda variou entre 3 e 9ºC, com chuva. A previsão para a terça é que varie entre -3ºC e 9ºC.
  • Em Gaziantep, na Turquia, a segunda teve máxima de 4ºC e mínima de 1ºC. Mas na terça a mínima pode chegar a -1ºC, com máxima de 4ºC e pancadas de neve.

Mais a oeste da Síria, o principal hospital da cidade de Afrin, controlada pelos rebeldes, fervilhava de feridos que se contorciam no chão e de mulheres que lutavam para contatar seus entes queridos por telefone enquanto as linhas caíam.

Os médicos fecharam sacos pretos para cadáveres em um chão manchado de sangue enquanto crianças gritavam ao fundo.

“As sirenes das ambulâncias são ouvidas em todos os lugares. As pessoas estão chocadas”, disse o morador de Afrin, Ibrahim Obaid. “A situação é tão trágica. Há tanto medo e ainda sentimos os tremores.”

Destruição após terremoto na Turquia — Foto: Reuters

Veja o que se sabe até agora sobre o terremoto:

  • Mais de duas mil pessoas morreram no terremoto;
  • Segundo o último balanço do governo turco, 1.498 pessoas morreram na Turquia;
  • Na Síria, foram 592 mortos, segundo a agência de notícias Sana;
  • Mais de 5 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas;
  • Até a última atualização desta reportagem, mais de 40 réplicas foram registradas;
  • O epicentro foi a 10 quilômetros da superfícies – esta é uma profundidade considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada;
  • O epicentro do tremor foi no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste, bem perto da fronteira com a Síria, e atingiu um raio de cerca de 250 km;
  • O noroeste da Síria também foi fortemente afetado;
  • O tremor também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano;
  • Segundo o governo turco, mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

coldplay-cover-se-apresenta-na-praia-de-pitangueiras-neste-domingo

Prefeitura de Guarujá

Coldplay Cover se apresenta na Praia de Pitangueiras neste domingo

Evento ainda conta com show cover da banda norte-americana Paramore, da cantora Anne Marie e Dj Ducca Muita música boa vai acontecer na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, na altura da Praça dos Expedicionários, neste domingo (12), a partir das 14 horas. O Welcome Summer Pré-Carnaval vai agitar a Cidade com show do Coldplayers, principal banda cover do Coldplay na América Latina. O evento é realizado pela Prefeitura de Guarujá, por meio […]

today7 de fevereiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%