G1 Mundo

Teste de emergência nos EUA faz alarmes de celular soarem na mesma hora por todo o país

today4 de outubro de 2023 20

Fundo
share close

No entanto, dois minutos antes, os alarmes já haviam começado a soar. A Rússia também teve um teste de emergência similar por todo o país nesta quarta (leia mais abaixo).

A operação nos EUA foi parte de um teste de segurança realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências norte-americana (Fema, na sigla em inglês).

Imagem de mensagem que agência de governo dos EUA enviou — Foto: Reprodução



A mensagem que chegou nos celulares (veja acima o texto em inglês) dizia que o objetivo era melhorar o sistema de alertas norte-americano e que nenhuma ação deveria ser feita pelos cidadãos.

“ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. O objetivo é manter e melhorar as capacidades de alerta e aviso em níveis federal, estadual, local, tribal e territorial e avaliar as capacidades de alerta e aviso público da nação. Nenhuma ação do público é necessária”, diz o texto.

O alerta nacional foi realizado em duas partes: a WEA, que foi direcionada a todos os telefones celulares; e a EAS, com mensagens enviadas para rádios e televisões.

EUA e Rússia fazem teste de sistema de alerta de emergências

EUA e Rússia fazem teste de sistema de alerta de emergências

Repercussão nas redes sociais

A expectativa era que todos os celulares do país recebessem a mesma mensagem no mesmo instante, mas houve pequenas diferenças relatadas por vários pefis no X, antigo Twitter. O texto foi exibido em inglês ou espanhol, dependendo das configurações de idioma do aparelho.

A diferença de horário gerou memes na internet. “O alarme veio tipo dois minutos antes”, postou um usuário do X.

“Todo mundo correndo pro Twitter depois de o alerta vir dois minutos antes”, postou outra pessoa.

“Quando pego a pessoa que apareceu dois minutos antes do programado”, ironizou outro usuário do X.

Houve ainda quem postasse o print da mensagem com o barulho do famoso ruído de gritos que ficaram conhecidos no Brasil como “gemidão do WhatsApp”.

Entenda por que todos os celulares nos EUA vão acionar alarmes às 15h20 desta quarta-feira

Entenda por que todos os celulares nos EUA vão acionar alarmes às 15h20 desta quarta-feira

O teste foi coordenado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).

Para garantir que os alertas fossem acessíveis a todo o público, incluindo pessoas com deficiência, as mensagens foram acompanhadas por um tom e vibração únicos.

A parte EAS do teste foi programada para durar aproximadamente um minuto e foi realizada com a participação de emissoras de rádio e televisão, sistemas a cabo, provedores de rádio e televisão via satélite e provedores de vídeo com fio.

Na Rússia também houve um teste nesta quarta-feira. Por volta das 10h30, no horário de Moscou, sirenes soaram em todo o país com pedido de atenção. A mensagem dizia que tratava-se de um teste do sistema de emergência e que todos deviam manter calma e ligar a TV ou o rádio para ter mais informações.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aliados-da-ucrania-alertam-que-estoque-de-municao-esta-no-fim

G1 Mundo

Aliados da Ucrânia alertam que estoque de munição está no fim

O almirante Rob Bauer, o principal oficial militar da Otan, expressou no Fórum de Segurança de Varsóvia que "agora estamos vendo o fundo do poço". Ele sublinhou a necessidade urgente de que governos e fabricantes de equipamento de defesa intensifiquem sua produção de forma significativamente mais rápida. A Ucrânia está consumindo milhares de cartuchos diariamente. A maior parte da munição é fornecida pela Otan. O almirante, que lidera o Comitê […]

today4 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%