G1 Santos

Toninha é encontrada morta com objeto de pesca preso ao focinho no litoral de SP; VÍDEO

today27 de janeiro de 2024 7

Fundo
share close

Animal foi encontrado com perfurações na Praia da Enseada, em Guarujá.




Toninha é encontrada morta na faixa de areia, em Guarujá

Toninha é encontrada morta na faixa de areia, em Guarujá

Uma toninha foi encontrada morta com apetrechos de pesca na praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o animal, uma espécie de golfinho, está em risco de extinção.

O animal encontrado por banhistas na faixa de areia da praia estava com perfurações em diferentes partes do corpo. O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos para atender a ocorrência por volta das 14h30.

Imagens obtidas pelo g1 neste sábado (27) mostram um objeto de pesca preso ao focinho do animal que já estava em estado de decomposição.

Ao g1, o Instituo Gremar explicou que nessa época do ano o número de encalhes costuma registrar certa elevação devido ao período de reprodução da espécie.

“Mas, a captura acidental, a poluição das águas e a sobrepesca que reduzem a disponibilidade de alimento, também são fatores agravantes”, explicou o Gremar, por meio de nota.

A instituição afirmou também que não foi possível identificar a causa da morte da toninha devido ao estado de deterioração. O animal foi retirado do local pela limpeza pública.

O animal foi encontrado por banhistas na faixa de areia da praia da Enseada. — Foto: Guarujá Mil Grau/Reprodução

O livro ‘Toninha: um pequeno cetáceo ameaçado de extinção’ do Instituto Oceanográfico da USP destaca que a expectativa de vida das toninhas é de cerca de 20 anos.

O estudo mostra que o animal da espécie mamífero aquático é o mais ameaçado de extinção no Sudoeste do Oceano Atlântico. O mamífero está classificado como vulnerável à extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

O mamífero aquático está classificado como vulnerável à extinção. — Foto: Projeto Toninhas/Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-40-familias-estao-desalojadas-apos-fortes-chuvas-na-baixada-santista

G1 Santos

Mais de 40 famílias estão desalojadas após fortes chuvas na Baixada Santista

Há famílias desalojadas em Santos, São Vicente, Guarujá e Peruíbe, no litoral de São Paulo. Chuva causa alagamentos no Jardim Rio Branco, em São Vicente, e no bairro Marapé, em Santos — Foto: Reprodução As fortes chuvas, que fizeram com que este janeiro fosse o mais chuvoso desde 2010 em Santos, no litoral de São Paulo, deixaram mais de 40 famílias desalojadas na Baixada Santista. Algumas estão em abrigos e […]

today27 de janeiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%