G1 Santos

Toxicologista alerta para os riscos da ingestão de cloro após criança queimar o canal digestivo: ‘danos no sistema neurológico’

today10 de julho de 2023 4

Fundo
share close

“O cloro tem essa capacidade de interferir na oxigenação do sangue, além de interferir nos neurônios, podendo gerar danos no sistema neurológico. Pode ser que ele venha a ter sequelas referentes a isso”, explicou Paula.

A profissional pontuou, inclusive, que é comum durante a limpeza de casa, até mesmo por faxineiras, sofrerem desmaios por causa do manuseio incorreto do cloro. “Acabam colocando água sanitária pura para agilizar a limpeza e fica tudo fechado. [Outras vezes] colocam água sanitária no banheiro, fecham a porta e saem ou ficam no banheiro”.

Segundo a farmacêutica toxicologista, situações como as mencionadas acima fazem com que o gás cloro fique saturado em relação ao oxigênio. “Isso provoca uma hipoventilação [ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares], dificuldade respiratória e, consequentemente, o desmaio”.



Paula reforçou que todos os produtos de limpeza são potencialmente tóxicos à saúde, principalmente para crianças que são mais sensíveis. “Nenhum [químico] pode estar ao alcance das crianças. Todos têm capacidade de liberar vapores, gases que a gente não vê e só vai sentir o cheiro”.

A farmacêutica toxicologista orientou que o ideal é armazenar esses produtos de limpeza em locais ventilados, mas que fique com portas fechadas, longe do alcance das crianças. “De preferência acima [da altura] delas, no alto da parede”.

Paula destacou a importância desses produtos não serem diluídos e armazenados em garrafas pet porque a coloração deles atraem as crianças. “Colocam em garrafa de refrigerante ou de suco e normalmente são produtos coloridos, um líquido rosa, azul e isso chama muita atenção da criança”.

Em caso de intoxicação, ela recomenda acionar o socorro e contatar o Centro de Controle de Intoxicação (CCI) local.

“É importante que busque ligar para o CCI para que eles consigam de lá entender rapidamente o que está acontecendo e passar alguma orientação. A gente sabe que os primeiros-socorros são extremamente importantes à manutenção da vida”.

Théo Santiago Cruz Pereira, de 2 anos, foi flagrado tomando cloro com desincrustante pela irmã mais velha, de 5. Ao g1, Stefani Pereira Vieria dos Santos, 26, falou que o filho teve parte do canal digestivo queimado, além de diversas úlceras e chegou a ser internado, mas já recebeu alta.

“Minha filha começou a gritar falando o que tinha acontecido. Na mesma hora o Théo começou a vomitar bastante. Teve um momento que ele só vomitava sangue e eu saí correndo para o hospital”, disse ela, que trabalha como copeira hospitalar.

O menino ficou internado no Hospital Frei Galvão, em Santos, também no litoral paulista, e teve alta na quinta-feira (6). Stefani conta que tudo aconteceu muito rápido. Ela estava fazendo faxina na cozinha e parou a limpeza para colocar um desenho para Théo assistir na televisão da sala.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dentista-que-morreu-esmagada-entre-carretas-na-anchieta-planejava-estudar-medicina-e-ajudar-povo-africano,-revela-pai

G1 Santos

Dentista que morreu esmagada entre carretas na Anchieta planejava estudar Medicina e ajudar povo africano, revela pai

De acordo com o pai e operador de produção Nilton Oliveira dos Santos, a filha havia comentado sobre o plano. Ele contou o que a jovem teria dito à esposa: 'Mãe, estou formada, já estou trabalhando, mas quero fazer Medicina'". "Falou que queria ir para a África porque lá é onde estão precisando mais [de médicos]. Infelizmente, não deu tempo, [mas] Deus sabe de todas as coisas", disse Nilton. Ao […]

today10 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%