G1 Santos

Tradição e ensino: Colégio São José comemora 100 anos de história.

today22 de abril de 2024 5

Fundo
share close

A diretora conta que há diversos ex-alunos que se destacam em diferentes setores da sociedade. “Poderíamos elencar muitos nomes, mas correríamos o risco de esquecer alguém e cometeríamos injustiça”, diz ela.

Com uma área de 12.000m2, o colégio possui um espaço exclusivo para a Educação Infantil, drive para entrada e saída de veículos, salas de aula amplas, climatizadas e com todos os recursos tecnológicos, além de 3 quadras poliesportivas -sendo uma coberta-, laboratórios e muito mais.

A escola oferece opções de ensino da educação infantil ao ensino médio, que agora conta com os novos itinerários formativos de acordo com a BNCC, Período Integral e Ensino Bilíngue.



A qualidade acadêmica aliada à formação humanista integral sempre foram os pontos fortes da proposta pedagógica do São José. O Poliedro, material didático utilizado, é referência nacional, reconhecido pelos excelentes resultados de aprovações nos vestibulares mais concorridos como o ENEM.

Colégio São José — Foto: Divulgação

A história do Colégio São José começou quando Madre Maria Teodora Voiron, superiora provincial da época, percebeu que em Santos havia uma carência de escolas para meninas.

Em 1° de fevereiro de 1924, foram iniciadas as aulas no Colégio São José na rua Dr. Chrome, 53. O trabalho foi organizado por Irmã Maria Simpliciana e mais 4 Irmas, Irmã Maria Leontina Amstalden, Maria Leticia de Jesus Franzen, Maria Edith Renaudin e Guilhermina, que, acolhidas pela família Vaz Guimarães, começaram uma escola pequena.

Devido ao número de estudantes, em abril de 1925, o Colégio São José passou a funcionar no atual endereço com 90 alunas.

Em 1926 foi criado o curso Complementar, com classes especiais até 7a, 8a, 9a séries.

Em fevereiro de 1929 foi criada a Escola Normal Livre tendo formado a primeira turma, com 22 professoras, em dezembro de 1932.

Em 1935 foi instalado o curso de Comércio, que esteve em atividade até 1955.

Em 1943 começou a funcionar o 2° ciclo, Colegial Clássico e Científico.

Em 1953, então sob a Direção de Madre Albertina, foi inaugurada a Capela do Colégio São José, uma das maiores da Diocese de Santos.

Em 19 de março de 1957, deu-se a fundação da Associação das Ex-Alunas do Colégio São José, hoje Associação Promocional São José.

Colégio São José — Foto: Divulgação

Em seus anos de existência, o Colégio São José tem mantido sempre vivos os seus mais caros ideais, ou seja, a formação integral, física, social, humana e cristã dos alunos, com o fim de levá-los, enquanto agentes de sua própria educação, a libertação na renovação da família, da sociedade e da Igreja (art. 4° do Regimento Interno).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porcos-de-grande-porte-sao-flagrados-comendo-lixo-em-morro-de-santos,-sp;-video

G1 Santos

Porcos de grande porte são flagrados comendo lixo em morro de Santos, SP; VÍDEO

Dois porcos de grande porte foram flagrados comendo lixo em um morro de Santos, no litoral de São Paulo (assista acima). Segundo apurado pelo g1, nesta segunda-feira (22), a presença dos animais é constante e preocupa os moradores. O flagrante aconteceu no domingo (21), na Rua Torquato Dias, no Morro Nova Cintra. Ao g1, o auxiliar de serviços André Luiz Belmiro, de 50 anos, contou que se surpreendeu ao notar […]

today22 de abril de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%