Um menino que se identifica como menina conquistou o primeiro lugar em uma competição de dança irlandesa nos Estados Unidos. Ele superou dançarinas do sexo feminino, garantindo uma vaga no campeonato mundial. A competição Southern Region Oireachtas, na categoria sub-14, ocorreu em Dallas, Texas, no início deste mês, e o jovem ficou em primeiro lugar entre 100 participantes.
Segundo The Christian Post, o adolescente competiu em abril como menino, durante o Campeonato Mundial da Coimisiún Le Rincí Gaelacha, onde ficou em 11º lugar. Ele dança pela escola Inis Cairde School of Irish Dance, que celebrou os resultados em uma postagem no Facebook em 4 de dezembro.
Sendo assim, vários pais na comunidade de Dança Irlandesa expressaram frustração por suas filhas competirem contra um menino no fórum de mensagens da região sul. Moderadores do fórum, alegadamente, removeram esses comentários. Uma mãe cujas filhas competiram contra o menino considerou a situação “injusta” e disse que isso a faz querer chorar.
Além disso, ela expressou a tristeza pela exposição precoce de suas filhas a temas adultos da sociedade. Outros pais consideraram “absurdo” que meninas tenham que competir contra meninos que se identificam como meninas, apontando para as vantagens biológicas que os dançarinos masculinos têm na força e potência.
Nesse sentido, o debate sobre a participação de indivíduos biologicamente masculinos que se identificam como femininos em competições esportivas femininas tem sido objeto de discussões. A questão da competição esportiva entre mulheres e transgêneros tem gerado debates, inclusive em audiências no Congresso dos EUA sobre mudanças propostas na regra do Título IX.
Publicar comentários (0)