G1 Mundo

Trem deixa a Coreia do Norte rumo à Rússia; Kim e Putin devem se encontrar na terça, diz imprensa sul-coreana

today12 de setembro de 2023 6

Fundo
share close

Um trem supostamente levando o ditador Kim Jong-un deixou a Coreia do Norte em direção à Rússia segunda (11), no horário local, para um encontro com o líder russo Vladimir Putin na terça-feira (12), informou a mídia sul-coreana.

Um trem de cor verde escura com linhas amarelas foi visto em um trilho da província de Jilin, na China, próximo à fronteira com a Coreia do Norte e a Rússia. Ele é semelhante ao utilizado anteriormente por Kim Jong-un em eventos internacionais.

Putin está em Vladivostok, onde ocorreu o último encontro com Kim, em, 2019, logo após o colapso nas negociações de desarmamento nuclear da Coreia do Norte com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a se reunir com Kim.



Kim Jong-un acena ao embarcar em trem rumo ao Vietnã para encontro com Donald Trump — Foto: Korean Central News Agency/Korea News Service via AP

Por que os dois vão se encontrar

A expectativa é que Putin use a reunião para tentar obter armamentos para usar na guerra na Ucrânia, segundo fontes do governo norte-americano ouvidas pela agência de notícias Associated Press.

A Coreia do Norte detém um arsenal de armas desenvolvido de acordo com os padrões soviéticos que poderiam ser utilizados no conflito.

Em troca, Kim poderia obter auxílios para seus setores de energia e alimentação, além de tecnologia para desenvolvimento de armamentos mais avançados, como mísseis balísticos intercontinentais.

Imagem de arquivo mostra encontro entre Kim Jong-un e Vladimir Putin em abril de 2019 na cidade de Vladivostok, na Rússia — Foto: Yuri Kadobnov/Pool Photo via AP/Arquivo

Jon Finer, o vice-conselheiro-chefe de segurança nacional do presidente dos EUA disse a repórteres que essa “pode ser a melhor e a única opção” para Moscou manter o esforço na guerra.

“Temos sérias preocupações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte vender armas aos militares russos”, disse ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bully-xl:-a-raca-de-caes-chamada-de-‘mortal’-no-reino-unido-e-que-pode-ser-proibida

G1 Mundo

Bully XL: a raça de cães chamada de ‘mortal’ no Reino Unido e que pode ser proibida

A declaração foi feita depois que um cachorro do tipo avançou em uma menina de 11 anos. As imagens do ataque, que aconteceu no sábado (9), na cidade de Birmingham, na Inglaterra, foram compartilhadas na internet. Braverman classificou o ocorrido como “terrível” e disse que a raça representa um perigo "mortal", particularmente para as crianças. A polícia da região de West Midlands investiga o caso. A garota foi mordida pelo […]

today12 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%