G1 Santos

Treze pessoas são presas em operação contra tráfico internacional de drogas na Bahia

today13 de julho de 2022 17

Fundo
share close

Grupo criminoso atuava nos portos das regiões Nordeste e Sudeste, de onde enviava cocaína para a Europa. Além do tráfico, o investigados também o lavavam dinheiro do crime.



Mandados de busca e apreensão são cumpridos em operação contra tráfico de drogas

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em operação contra tráfico de drogas

Treze pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (13), em uma operação contra o tráfico internacional de drogas que agia em portos do Brasil e do exterior. As prisões preventivas foram cumpridas entre Salvador, Simões Filho e Camaçari, cidades da região metropolitana.

Outros mandados de prisão e também de busca e apreensão são cumpridos na operação, batizada de “Maritimum”. Além da Bahia, essas ordens judiciais também são executadas no Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava nos portos das regiões Nordeste e Sudeste, tendo como bases principais os Salvador, Natal (RN) e a Baixada Santista (SP), de onde enviava cocaína para a Europa. Além do tráfico de drogas, o investigados também o lavavam dinheiro do crime.

Sede da Polícia Federal em Salvador — Foto: Itana Alencar/G1 BA

As investigações começaram no final de 2021, quando foi identificada uma empresa de logística que tem base em Simões Filho. Essa empresa era responsável pelo transporte e armazenamento de cocaína, que vinham da fronteira do Brasil. A droga era colocada em meio a cargas de frutas, se seguiam com destino aos portos da Europa.

A PF detalhou que várias apreensões foram feitas nos portos de Salvador, Santos, Natal, Fortaleza (CE) e Barcarena (PA). Outras interceptações de cargas também foram feitas em alguns países europeus, como Bélgica, França e Países Baixos.

No total cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas durante a investigação. Durante as apuração, a polícia também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.

Além dos integrantes do grupo criminoso, diversas pessoas e empresas foram utilizadas para lavar o dinheiro do crime. Esses valores eram ocultas e tinham origem encoberta, para criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas, por intermédio da exportação de mercadorias.

Conforme a PF, foram bloqueados R$ 169,6 milhões nas contas bancárias dos investigados. Todos os presos serão encaminhados para a sede da PF. Eles responderão, com base em suas participações, pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

funcionarios-de-mercado-jogam-cloro-em-carnes-apos-larvas-serem-achadas-em-sp;-video

G1 Santos

Funcionários de mercado jogam cloro em carnes após larvas serem achadas em SP; VÍDEO

Um vídeo obtido pelo g1 mostra funcionários de um mercado no Centro de Itanhaém, no litoral de São Paulo, abrindo embalagens de carne à vácuo, colocando-as em um tanque e jogando cloro.As imagens foram gravadas após a auxiliar de enfermagem Kelly Beck Tofteraa, de 36 anos, levar ao estabelecimento uma peça de carne com larvas que havia comprado no local. O procedimento é considerado de praxe quando há a intenção […]

today13 de julho de 2022 73

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%