G1 Mundo

Tribunal de Moscou decide que jornalista americano Evan Gershkovich deve permanecer preso até agosto

today22 de junho de 2023 5

Fundo
share close

Um tribunal de Moscou decidiu nesta quinta-feira (22) que o repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich deve permanecer na prisão por acusações de espionagem até pelo menos o final de agosto, rejeitando o apelo do jornalista para ser libertado.

O repórter de 31 anos foi preso no final de março durante uma viagem de reportagem. Um tribunal de Moscou decidiu no mês passado mantê-lo sob custódia até 30 de agosto, mas seus advogados contestaram a decisão.

Gershkovich, vestindo uma camiseta preta e jeans azul claro, parecia tenso e andava dentro de uma jaula de vidro enquanto esperava o início da audiência no Tribunal da Cidade de Moscou. Em seguida, outros jornalistas no tribunal foram convidados a sair e o processo ocorreu a portas fechadas.



A decisão foi transmitida aos repórteres, que a assistiram em duas grandes telas de TV em uma sala separada do tribunal.

Enquanto esperava o juiz, Gershkovich sorriu e conversou com seus pais, que estavam presentes. A Embaixadora dos EUA, Lynne Tracy, também compareceu.

“Evan continuou a mostrar notável força e resiliência nessas circunstâncias muito difíceis (…) Essa diplomacia de reféns é inaceitável e pedimos à Federação Russa que o liberte”, disse ela a repórteres depois.

Tracy falou também que estava “extremamente desapontada” com a decisão, reiterando que Gershkovich era “um jornalista inocente” e as acusações da Rússia contra ele eram infundadas.

Gershkovich está detido na prisão de Lefortovo, em Moscou, famosa por suas duras condições. Tracy teve negado o acesso consular a Gershkovich em três ocasiões desde a última vez que ela o visitou na prisão em abril.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse a repórteres que o ministério está considerando outro pedido de visita da embaixada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

robo-canadense-chega-a-profundeza-maxima-da-regiao-e-inicia-buscas-pelo-submarino-desaparecido

G1 Mundo

Robô canadense chega à profundeza máxima da região e inicia buscas pelo submarino desaparecido

O equipamento é um veículo submarino operado remotamente (ROV) utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano. Estimativas determinam que terminou por volta das 7h desta quinta-feira (22) a previsão sobre o tempo de oxigênio disponível no submarino que desapareceu no Oceano Atlântico, durante uma expedição para os restos do Titanic. A estimativa havia sido feita pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. A previsão leva em conta uma série […]

today22 de junho de 2023 40

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%