G1 Mundo

Tribunal do Vaticano ouve telefonema secretamente gravado entre cardeal e o papa

today24 de novembro de 2022 13

Fundo
share close

A gravação foi feita sem o conhecimento do papa por alguém em uma sala com Becciu em julho de 2021, pouco antes do início do julgamento e enquanto o papa ainda se recuperava de uma cirurgia intestinal, informou o tribunal.

Os repórteres foram convidados a deixar a sala enquanto a fita era tocada, mas os advogados que ouviram disseram que Becciu pediu ao papa para confirmar que o pontífice havia autorizado um pagamento para ajudar a libertar uma freira que havia sido sequestrada na África.

Os advogados disseram que, na ligação, o papa parecia perplexo e confuso com o motivo da ligação de Becciu, e que o pontífice pediu repetidamente ao cardeal que lhe enviasse uma nota por escrito sobre o que ele queria.



Em 2018, Becciu, então a terceira pessoa mais poderosa do Vaticano, contratou a co-réu Cecilia Marogna, uma autointitulada analista de segurança, para libertar uma freira colombiana que foi sequestrada no Mali por um grupo ligado à Al Qaeda.

Marogna, de 44 anos, recebeu 575 mil euros da Secretaria de Estado, o departamento mais importante do Vaticano, de 2018 a 2019, quando Becciu trabalhava lá. O dinheiro foi enviado para uma empresa que ela montou na Eslovênia e ela recebeu parte em dinheiro, informou o tribunal.

A polícia descobriu que Marogna gastou grande parte do dinheiro para uso pessoal, incluindo roupas de marcas de luxo e visitas a spas.

Ela é acusada de peculato e Becciu é acusado por peculato, corrupção e abuso de poder. Eles, como os outros oito réus, negaram qualquer irregularidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-grade-de-separacao-tomba-e-torcedores-caem-no-chao-em-local-para-exibicao-de-jogo-do-brasil-no-pelourinho

G1 Mundo

VÍDEO: Grade de separação tomba e torcedores caem no chão em local para exibição de jogo do Brasil no Pelourinho

Vídeo que circula nas redes sociais mostra momento do acidente. Não há informações sobre feridos. Grade tomba durante exibição de jogo no Pelourinho Uma grade de separação tombou no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, durante a exibição do jogo do Brasil e Sérvia nesta quinta-feira (24). A grade separava o público dos percussionistas do Olodum, que se apresentaram no ponto turístico antes, durante e após a partida. Um vídeo […]

today24 de novembro de 2022 33

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%