G1 Mundo

Tropas israelenses se retiram de Khan Younis antes de esperada ofensiva de Rafah

today8 de abril de 2024 10

Fundo
share close

Os militares de Israel afirmam ter retirado as suas forças da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, encerrando uma fase chave na ofensiva terrestre contra o grupo militante Hamas e elevando a presença de tropas no território para um dos níveis mais baixos desde quando a guerra começou, há seis meses.

Mas as autoridades da defesa disseram no domingo (7) que as tropas estavam apenas se reagrupando enquanto o exército se preparava para avançar para o último reduto do Hamas, Rafah.

Israel prometeu durante semanas uma ofensiva terrestre na vizinha Rafah. Mas a cidade abriga cerca de 1,4 milhões de pessoas – mais de metade da população de Gaza. A perspectiva de uma ofensiva suscitou o alarme global, inclusive por parte do principal aliado de Israel, os EUA, que exigiu um plano credível para proteger os civis.



Ainda assim, a retirada foi um marco, já que Israel e o Hamas assinalaram seis meses de combates. Oficiais militares, falando sob condição de anonimato sob a política militar, disseram que uma “força significativa” permaneceu em Gaza para continuar as operações direcionadas, incluindo em Khan Younis, cidade natal do líder do Hamas, Yehya Sinwar.

O número de palestinos mortos na guerra ultrapassou 33 mil, com outras 75.600 pessoas feridas, disse o Ministério da Saúde de Gaza. O ministério não faz distinção entre civis e combatentes no seu cálculo, mas afirma que mulheres e crianças representam dois terços dos mortos.

A guerra começou em 7 de outubro, quando militantes liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e fazendo cerca de 250 reféns.

Israel retira tropas do sul da Faixa de Gaza

Israel retira tropas do sul da Faixa de Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eclipse-solar-na-america-do-norte-leva-multidao-de-turistas-e-fas-de-astronomia-a-‘rota-da-totalidade’

G1 Mundo

Eclipse solar na América do Norte leva multidão de turistas e fãs de astronomia à ‘rota da totalidade’

Para se ter uma ideia, na “rota da totalidade” - onde o Sol encobrirá toda a Lua - moram cerca de 31 milhões de pessoas. E as autoridades esperam que mais de 3 milhões viajem para essa área só por causa do eclipse. Ou seja, é como se a população flutuasse cerca de 10% a mais. Tudo de uma vez. A equipe da TV Globo viajou ao noroeste do estado […]

today8 de abril de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%