G1 Mundo

Trump condenado: entenda os próximos passos

today31 de maio de 2024 9

Fundo
share close

Em decisão histórica anunciada nesta quinta-feira (30), o republicano Donald Trump , ex-presidente dos EUA, foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, quando derrotou Hillary Clinton, do Partido Democrata.

A seguir, entenda os próximos passos:

Ainda não. O juiz do caso, Juan Merchan, ainda vai determinar a pena. A decisão deve sair em 11 de julho. Na pior das hipóteses, Trump pode pegar 4 anos de prisão.



No entanto, analistas dos EUA afirmam que é pouco provável que o ex-presidente de fato vá para a cadeia. As circunstâncias que o juiz pode levar em conta para atenuar a pena de Trump são as seguintes:

  • Essa é a primeira condenação criminal dele.
  • O crime não foi violento.
  • A idade do condenado é de 77 anos.
  • Ele já foi presidente dos EUA e pode ser novamente.

O mais provável é que a condenação seja uma multa e um período em liberdade condicional.

'Isso foi uma desgraça', diz Trump após ser condenado

‘Isso foi uma desgraça’, diz Trump após ser condenado

O que Trump pode fazer agora?

Mesmo condenado, Trump pode disputar a eleição presidencial deste ano e governar, se vencer — inclusive se for preso. Não há nada na lei americana que o impeça. Ele também pode recorrer da condenação.

Trump tem dito que é uma vítima de perseguição política e que o julgamento criminal faz parte de uma suposta campanha para evitar que a volta dele à Casa Branca.

Quais outros casos criminais Trump enfrenta na Justiça?

Esse foi o primeiro dos quatro casos criminais que Donald Trump enfrenta na Justiça. Nenhum dos outros três deverá ser julgado neste ano. A aposta do ex-presidente é voltar à Casa Branca para usar o poder do cargo para se livrar de seus problemas na Justiça.

Trump é réu por ter tentado se manter no poder ilegalmente após perder as eleições de 2020 para Joe Biden. A invasão do prédio do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021 foi parte dessa campanha ilegal.

Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

  • Caso da tentativa de reverter o resultado da votação no estado da Geórgia

O ex-presidente é acusado criminalmente na Justiça do estado da Geórgia de ter tentado reverter o resultado da eleição lá.

Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

  • Caso dos documentos sigilosos

Depois de deixar o governo, Trump levou embora documentos sigilosos. Ele não devolveu esses papeis e foi processado criminalmente por isso.

Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

Donald Trump é considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô

Donald Trump é considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-na-africa-sul:-partido-de-mandela-pode-perder-maioria-pela-1a-vez,-sugerem-resultados-iniciais

G1 Mundo

Eleições na África Sul: partido de Mandela pode perder maioria pela 1ª vez, sugerem resultados iniciais

Com resultados de 27% dos distritos eleitorais contabilizados até agora, o ANC lidera com 43%, seguido pela Aliança Democrática (DA, em inglês) com 25%. Os radicais Combatentes pela Liberdade Econômica (EFF, em inglês) têm 9%, enquanto o Partido uMkhonto weSizwe (Partido MK) do ex-presidente Jacob Zuma tem 8%. O resultado final deve ser divulgado neste fim de semana. Os resultados iniciais sugerem que o ANC perderá a maioria parlamentar pela […]

today31 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%