G1 Mundo

Trump ganhou mais de US$100 milhões com fraude, diz Ministério Público em começo de julgamento

today3 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Trump foi nesta segunda-feira (2) a um tribunal de Manhattan para ouvir as acusações doa promotores. O político afirmou que as acusações são um “golpe”.

O julgamento no tribunal no centro de Manhattan diz respeito a acusações da procuradora-geral do Estado, Letitia James, de que Trump teria inflado seus ativos e seu próprio patrimônio líquido entre 2011 e 2021 para obter empréstimos bancários em melhores condições e menores prêmios de seguro.

James está buscando pelo menos US$ 250 milhões em multas, uma proibição permanente contra Trump e seus filhos Donald Jr. e Eric de administrarem empresas em Nova York e uma restrição de cinco anos às atividades imobiliárias comerciais de Trump e de sua principal organização, a Organização Trump.



Com os braços cruzados, Trump observou Kevin Wallace, do escritório da procuradora-geral, chamá-lo de “materialmente impreciso” ao descrever sua capacidade financeira a bancos e seguradoras.

“Isso não é normal, e não é a forma como partes sofisticadas lidam umas com as outras”, afirmou Wallace na abertura de sua fala. “Esses não são crimes sem vítimas.”

A procuradora-geral afirmou que Trump inflou seus ativos, incluindo sua cobertura na Trump Tower, em Manhattan, sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, e várias outras torres comerciais e clubes de golfe, aumentando sua fortuna estimada em 2,2 bilhões de dólares.

Christopher Kise, advogado de Trump, afirmou que as finanças de Trump e de toda a sua organização estão totalmente dentro da legalidade.

“É uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo, e ele fez uma fortuna sendo correto quanto aos seus investimentos imobiliários”, argumentou. “Não houve a intenção de fraudar, não houve ilegalidade, não houve inadimplência, não houve violação, não houve dependência dos bancos, não houve lucros injustos e não houve vítimas.”

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, chega para primeiro sessão de julgamento de caso de suposta fraude civil, em Nova York, em 2 de outubro de 2023. — Foto: Andrew Kelly/ Reuters

Trump lidera com folga a corrida pela nomeação republicana para a corrida presidencial de 2024.

Ele vestia um terno azul escuro, uma gravata também azul e um broche com a bandeira norte-americana na lapela. O ex-presidente afirmou a repórteres antes de entrar na corte que o caso era um “golpe” e “uma continuação da maior caça às bruxas de todos os tempos”.

“Temos uma grande empresa. Construí uma grande empresa. É tremenda”, disse o republicano. “Ela possui alguns dos melhores ativos imobiliários do mundo. E agora preciso comparecer diante de um juiz trapaceiro.”

James afirmou que seu gabinete está pronto para provar as acusações contra Trump. “A lei é tão poderosa e tão frágil”, afirmou, antes de entrar no tribunal. “Não importa quanto dinheiro você pensa ter, ninguém está acima da lei.”

O julgamento de Trump está sendo supervisionado pelo juiz Arthur Engoron, que vai ouvir as evidências sem um júri. O depoimento do ex-presidente é esperado para a tarde desta segunda-feira.

O caso se concentra nas penalidades que Trump, os seus filhos adultos e dez das suas empresas terão de enfrentar depois de Engoron os ter considerado responsáveis por fraude, na semana passada.

Antes dos argumentos, o juiz se descreveu como um generalista da lei: “Uma coisa que sei muito é a definição de fraude”.

Engoron descreveu em termos contundentes como eles inventaram avaliações. Isso incluiu Trump calculando o valor de seu apartamento na Trump Tower como se fosse três vezes maior do que o tamanho real.

“Uma discrepância dessa ordem de grandeza, feita por um incorporador imobiliário que avalia seu próprio espaço de décadas, só pode ser considerada fraude”, disse ele.

Engoron cancelou os certificados comerciais das empresas que controlam os pilares do império de Trump e disse que nomeará administradores para supervisionar sua dissolução.

James alega que Trump obteve centenas de milhões de dólares em economias ilícitas ao inflar “grosseiramente” os valores de seus ativos para obter melhores acordos com credores e seguradoras.

Isso incluiu listar o clube e a residência de Mar-a-Lago, na Flórida, como valendo até 739 milhões de dólares, embora as restrições da escritura limitassem o valor a 28 milhões de dólares, disse James.

O julgamento está programado para ocorrer até o início de dezembro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

centro-de-santos-tem-mudancas-no-transito-com-avanco-das-obras-do-vlt

G1 Santos

Centro de Santos tem mudanças no trânsito com avanço das obras do VLT

Trecho da rua D. Pedro II entre a Avenida São Francisco e a Rua João Pessoa ficará fechado ao trânsito. Previsão para o término é 16 de outubro. Nova frente de obras do VLT será iniciada em Santos — Foto: Arquivo/Prefeitura de Santos As obras de construção da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avançam na Rua Amador Bueno, no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. […]

today2 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%