G1 Mundo

Trump responde a 37 acusações criminais no caso dos documentos sigilosos

today9 de junho de 2023 6

Fundo
share close

As acusações foram tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo Departamento de Justiça dos EUA, que confirmou que Trump se tornou réu por supostamente ter retirado documentos confidenciais da Casa Branca quando deixou a presidência, em 2021.

O processo inclui fotos que mostram caixas de documentos em um banheiro, no palco de um auditório e em uma despensa. Os documentos estariam sob posse de Trump em Mar-a-Lago, seu resort na Flórida, e em um clube de golfe em Nova Jersey.

Em 2022, 13.000 documentos foram apreendidos no resort e 100 deles estavam marcados como “classificados”, ou seja, incluíam informações sensíveis.



Os arquivos que teriam sido levados pelo ex-presidente americano contêm informações sobre as “capacidades de defesa dos Estados Unidos e de países estrangeiros” e “sobre os programas nucleares”, diz a ata de acusação.

Trump também é acusado de ter compartilhado com terceiros um mapa relacionado a uma operação militar dos EUA. A acusação diz que os materiais vieram do Pentágono, da CIA, da NSA e de outras agências de inteligência.

Os procuradores afirmam que a potencial divulgação dos documentos “teria colocado em perigo a segurança nacional dos Estados Unidos”. Entre as acusações contra Trump, estão:

  • Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;
  • Conspiração;
  • Obstrução de Justiça;
  • Falso testemunho;
  • Manuseio incorreto de documentos oficiais;
  • Desrespeito ao tribunal.

Foto divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA mostra caixas de documentos no banheiro do resort de Donald Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP

Caixas de documentos em um palco no resort de Donald Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP

Trump afirma ser inocente e diz estar sendo perseguido. Ele classifica a investigação como uma “farsa” (assista ao vídeo abaixo).

O ex-presidente atacou o procurador especial Jack Smith, funcionário do Departamento de Justiça que está conduzindo a investigação.

“A esposa dele odeia Trump, assim como ele odeia Trump”, publicou o republicano nesta sexta em sua plataforma Truth Social, junto com uma foto de Smith.

Trump também usou a rede social para informar que passaria a ser defendido por um novo advogado. A publicação foi feita depois que seus dois ex-advogados anunciaram um pedido de demissão.

O Departamento de Justiça também fez seis acusações contra Walt Nauta, aliado de longa data do ex-presidente americano. Nauta teria levado os arquivos para o resort.

Trump se diz inocente em caso de documentos confidenciais

Trump se diz inocente em caso de documentos confidenciais

Trump deve comparecer ao tribunal pela primeira vez no caso de Miami na terça-feira (13), um dia antes de seu aniversário de 77 anos.

A acusação de um ex-presidente dos EUA em um processo federal não tem precedentes na história americana e surge quando Trump é apontado como o favorito para ser o candidato republicano na eleição presidencial de 2024.

Documentos na despensa do resort de Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP

Parte dos documentos encontrados em resort de Trump estavam no chão, diz o Departamento de Justiça dos EUA — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

montanha-russa-na-china-sofre-pane-e-deixa-pessoas-de-cabeca-para-baixo;-veja-video

G1 Mundo

Montanha-russa na China sofre pane e deixa pessoas de cabeça para baixo; veja vídeo

Um membro da equipe do Departamento de Cultura e Turismo da cidade de Qinhuangdao afirmou que o brinquedo sofreu uma queda de energia. Pane para montanha-russa na China Um grupo de pessoas ficou pendurado de cabeça para baixo em uma montanha-russa depois de uma queda de energia. O susto aconteceu em um parque temático em Qinhuangdao, província de Hebei, na China. Imagens capturadas em 6 de junho mostram o carrinho […]

today9 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%