G1 Santos

Tubarão-martelo em perigo de extinção é devolvido ao mar após ser pescado no litoral de SP; VÍDEO

today24 de outubro de 2022 44

Fundo
share close

Um tubarão-martelo (Sphyrna lewini) foi capturado acidentalmente por pescadores, que estavam na Plataforma de Pesca de Mongaguá, no litoral de São Paulo, no último sábado (22). De acordo com a prefeitura, o animal foi devolvido ao mar com vida (veja o vídeo acima).

Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (24), é possível ver um anzol preso na boca do animal, que foi tirado por um dos pescadores. Segundo uma testemunha, que prefere não se identificar, o tubarão ficou cerca de oito minutos fora do mar e virou ‘atração’ no local.

“Eu pude pegar [o tubarão], achei muito duro e a pele era quase como um couro. Em um momento, eles disseram que iriam levá-lo. Mas a esposa [de um dos pescadores] falou que soltaria o animal no mar. Eu realmente os vi jogar”, contou.



Ao g1, o biólogo marinho Eric Comin explicou que o animal é uma fêmea filhote. Segundo ele, o tubarão-martelo está em perigo de extinção por conta da pesca e do comércio de nadadeiras para a culinária oriental, que utiliza as barbatanas para temperar sopa. O profissional acrescentou que o animal pode chegar a até 2,5 metros de comprimento.

Tubarão-martelo em perigo de extinção é devolvido para o mar após ser pescado, em Mongaguá, SP — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o especialista, na primavera, é comum que eles estejam próximos da costa para parir os filhotes. Com isso, muitos acabam sendo capturados, e até vendidos em mercados de peixes, como cação. “O consumo da carne desses animais é extremamente prejudicial à saúde. É uma carne contaminada com mercúrio e metais pesados que atingem o sistema nervoso central”, alertou.

Por fim, Comin afirmou que o tubarão-martelo não é uma espécie perigosa para os seres humanos. “O único risco é para esses tubarões, que são pescados em larga escala”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pf-apreende-137-kg-de-cocaina-no-porto-de-santos,-sp,-nesta-segunda-feira

G1 Santos

PF apreende 137 kg de cocaína no Porto de Santos, SP, nesta segunda-feira

Droga estava escondida em carregamento de pisos de cerâmica. Droga estava escondida em meio a um carregamento de 36 toneladas de pisos de cerâmica — Foto: Receita Federal/Divulgação A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu nesta segunda-feira (24) 137 kg de cocaína no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a corporação, a droga estava escondida em um carregamento de 36 toneladas de […]

today24 de outubro de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%