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A vítima é Geoff Kitchen, um passageiro de nacionalidade britânica de 73 anos de idade que teria problemas cardíacos. Uma das possíveis causas da morte, que está sendo investigada, é ataque cardíaco.
O voo SQ321 havia saído de Londres, e o evento ocorreu faltando cerca de uma hora e meia para o pouso em Singapura. O comandante declarou emergência e realizou um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, onde os feridos receberam socorro.
De acordo com a Singapore Airlines, havia 211 passageiros e 18 membros da tripulação na aeronave.
Um estudo do NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) analisou o que acontece ao avião e aos passageiros durante uma turbulência, quem costuma se ferir nesses episódios e o que é determinante para evitar ferimentos graves.
O relatório “Prevenção de lesões relacionadas à turbulência” foi divulgado em 2021 com base em episódios de turbulência registrados entre 2009 e 2018 na aviação comercial de passageiros dos EUA.
Voo sofre turbulência severa e faz pouso não programado em Bangkok
Fenômeno atmosférico que causa mudanças na altitude, atitude e/ou velocidade no ar e que impactam o avião com intensidade variada.
Ela acontece quando o avião muda subitamente de velocidade e altitude. A aeronave pode ficar momentaneamente fora de controle.
E no caso do voo da Singapore: houve uma variação súbita e considerável da velocidade vertical, segundo o FlightRadar24, que monitora voos em tempo real em todo o mundo. “Em voos normais, algumas pequenas variações na velocidade vertical são esperadas. Contudo, (…) há variações inesperadas por quase um minuto antes que a velocidade vertical retorne a 0 pés por minuto”, diz Ian Petchenik, diretor de comunicação do FlightRadar24.
Quem está sem cinto de segurança é arremessado contra o teto da aeronave, o que pode causar ferimentos na cabeça. Passageiros de cinto são pressionados contra o cinto. Objetos são arremessados. O serviço de bordo e a caminhada no corredor são impossíveis de acontecer.
Veja quais são os diferentes tipos de turbulência
Comissários de bordo estão mais sujeitos a ferimentos, porque precisam andar pela cabine de passageiros mesmo em momentos em que os demais passageiros estão com cinto de segurança afivelados. O estudo do NTSB apontou que:
Entre comissários e passageiros, os ferimentos mais comuns se concentram da cintura para baixo, como lesões nas pernas, quadril e tornozelos.
E no caso do voo da Singapore: ainda não há essa informação.
Mortes decorrentes de turbulência são eventos raríssimos. Existem apenas três registros de vítimas fatais entre 1980 e 2009, e nenhuma desde então, segundo o NTSB.
Comida é vista no chão de Boeing 777 da Singapore Airlines após turbulência severa que deixou um morto, em 21 de maio de 2024 — Foto: Reprodução/ Redes sociais
De acordo com os dados do NTSB, durante a fase de descida e também na de cruzeiro
E no caso do voo da Singapore: a turbulência ocorreu durante o voo de cruzeiro.
Turbulências convencionais podem ser identificadas nos radares dos aviões e também por outras aeronaves que passam por ela. Há um outro tipo conhecido como turbulência de céu claro: ela é definida como súbita e severa e acontece em regiões sem nuvens —e podem causar violentos ataques à estrutura da aeronave.
Para o passageiro, a maneira mais segura de se prevenir é usando o cinto de segurança durante todo o voo, mesmo em fase de cruzeiro.
Voo da Singapore Airlines deixou um morto e pessoas feridas em 21 de maio de 2024. — Foto: Luisa Rivas, Wagner Magalhães e Dhara Assis/equipe de arte g1
Gráfico mostra momento em que velocidade vertical oscila durante o voo da Singapore Airlines no qual uma pessoa morreu devido à turbulência, em 21 de maio de 2024 — Foto: FlightRadar24/Reprodução
Trajeto do voo SQ321, que fez pouso não programado em Bangkok, segundo monitoramento do FlightAware — Foto: FlightAware/Reprodução
Por: G1
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