Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A vítima é Geoff Kitchen, um passageiro de nacionalidade britânica de 73 anos de idade que teria problemas cardíacos. Uma das possíveis causas da morte, que está sendo investigada, é ataque cardíaco.
O voo SQ321 havia saído de Londres, e o evento ocorreu faltando cerca de uma hora e meia para o pouso em Singapura. O comandante declarou emergência e realizou um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, onde os feridos receberam socorro.
De acordo com a Singapore Airlines, havia 211 passageiros e 18 membros da tripulação na aeronave.
Um estudo do NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) analisou o que acontece ao avião e aos passageiros durante uma turbulência, quem costuma se ferir nesses episódios e o que é determinante para evitar ferimentos graves.
O relatório “Prevenção de lesões relacionadas à turbulência” foi divulgado em 2021 com base em episódios de turbulência registrados entre 2009 e 2018 na aviação comercial de passageiros dos EUA.
Interior do Boeing 777 da Singapore Airlines que fez pouso não programado em Bangkok após um episódio de turbulência severa, em 21 de maio de 2024 — Foto: Reuters/Stringer
Fenômeno atmosférico que causa mudanças na altitude, atitude e/ou velocidade no ar e que impactam o avião com intensidade variada.
Ela acontece quando o avião muda subitamente de velocidade e altitude. A aeronave pode ficar momentaneamente fora de controle.
E no caso do voo da Singapore: houve uma variação súbita e considerável da velocidade vertical, segundo o FlightRadar24, que monitora voos em tempo real em todo o mundo. “Em voos normais, algumas pequenas variações na velocidade vertical são esperadas. Contudo, (…) há variações inesperadas por quase um minuto antes que a velocidade vertical retorne a 0 pés por minuto”, diz Ian Petchenik, diretor de comunicação do FlightRadar24.
Voo sofre turbulência severa e faz pouso não programado em Bangkok
Quem está sem cinto de segurança é arremessado contra o teto da aeronave, o que pode causar ferimentos na cabeça. Passageiros de cinto são pressionados contra o cinto. Objetos são arremessados. O serviço de bordo e a caminhada no corredor são impossíveis de acontecer.
Veja quais são os diferentes tipos de turbulência
Comissários de bordo estão mais sujeitos a ferimentos, porque precisam andar pela cabine de passageiros mesmo em momentos em que os demais passageiros estão com cinto de segurança afivelados. O estudo do NTSB apontou que:
Entre comissários e passageiros, os ferimentos mais comuns se concentram da cintura para baixo, como lesões nas pernas, quadril e tornozelos.
E no caso do voo da Singapore: ainda não há essa informação.
Mortes decorrentes de turbulência são eventos raríssimos. Existem apenas três registros de vítimas fatais entre 1980 e 2009, e nenhuma desde então, segundo o NTSB.
Comida é vista no chão de Boeing 777 da Singapore Airlines após turbulência severa que deixou um morto, em 21 de maio de 2024 — Foto: Reprodução/ Redes sociais
De acordo com os dados do NTSB, durante a fase de descida e também na de cruzeiro
E no caso do voo da Singapore: a turbulência ocorreu durante o voo de cruzeiro.
Turbulências convencionais podem ser identificadas nos radares dos aviões e também por outras aeronaves que passam por ela. Há um outro tipo conhecido como turbulência de céu claro: ela é definida como súbita e severa e acontece em regiões sem nuvens —e podem causar violentos ataques à estrutura da aeronave.
Para o passageiro, a maneira mais segura de se prevenir é usando o cinto de segurança durante todo o voo, mesmo em fase de cruzeiro.
Voo da Singapore Airlines deixou um morto e pessoas feridas em 21 de maio de 2024. — Foto: Luisa Rivas, Wagner Magalhães e Dhara Assis/equipe de arte g1
Gráfico mostra momento em que velocidade vertical oscila durante o voo da Singapore Airlines no qual uma pessoa morreu devido à turbulência, em 21 de maio de 2024 — Foto: FlightRadar24/Reprodução
Trajeto do voo SQ321, que fez pouso não programado em Bangkok, segundo monitoramento do FlightAware — Foto: FlightAware/Reprodução
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022, o país vive desde então sob efeito de Lei Marcial, que inviabiliza a realização de eleições no país. O pleito, que estava marcado para acontecer no dia 31 de março, já havia sido cancelado muito antes, em novembro do ano passado. No último dia 6 novembro de 2023, Zelensky divulgou uma mensagem não qual disse que não que é a hora para eleições. No final de fevereiro, ele afirmou que qualquer […]
Marcos Vinicius
16:00 - 17:55
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:00 - 21:00
Publicar comentários (0)