G1 Mundo

Turistas contam como escaparam da morte em vulcão na Rússia: ‘disseram que iríamos queimar por dentro’

today15 de abril de 2023 7

Fundo
share close

A visita dos turistas de aventura Pyotr Kirinkin e Christina Kurochkina ao vulcão Bezymianny, na Rússia, acabou com uma erupção inesperada. Eles estavam em um grupo de cientistas e conseguiram gravar o momento em que fogem de uma enorme nuvem de poeira – VEJA O VÍDEO ACIMA.

A gravação aconteceu na última terça-feira (11) no extremo leste da Kamchatka, península da Rússia em que há muitos vulcões. Os turistas e os cientistas estavam a cerca de 8 quilômetros do local da erupção.

Para se proteger, o grupo usou os trenós em que estavam se locomovendo como abrigo. Mas, naquele momento, os turistas ainda não sabiam quais seriam as possíveis consequências daquela erupção.



Segundo a agência Reuters, Pyotr Kirinkin contou ter ouvido dos cientistas, especialistas em vulcões, que havia a chance de que, em vez de lava, o Bezymianny expelisse uma mistura de gás quente com matéria vulcânica, cinzas e fragmentos de rocha.

O fenômeno é chamado de “fluxo piroclástico” e pode levar à morte, mas, felizmente, não aconteceu. Após a nuvem de poeira se dissipar, o grupo saiu ileso.

“Alguns cientistas começaram a dizer que não viveríamos o suficiente para ver o piroclástico, porque a nuvem de cinzas quentes chegaria primeiro e nos queimaria por dentro. Morreríamos rapidamente. E foi aí que eu comecei a me preocupar”, disse Christina.

Christina Kurochkina e Pyotr Kirinkin escaparam de erupção de vulcão na Rússia. — Foto: Reprodução: Reuters

A região do extremo leste de Kamchatka abriga vários vulcões. Também na terça-feira (11), o vulcão Shiveluch entrou em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de 10 quilômetros de altura. Ele fica a cerca de 100 quilômetros ao norte do Bezymianny.

A erupção do Shiveluch ao fechamento de escolas da região e a ordens para moradores de aldeiras próximas ficarem em casa enquanto uma nuvem de cinzas se espalhava por dezenas de quilômetros ao redor do vulcão.

Um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, o Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10.000 anos, e a última de maior proporção ocorreu em 2007.

Imagem de satélite do vulcão de Shiveluch — Foto: Roscosmos/Via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

confronto-entre-gangues-deixa-pelo-menos-12-mortos-em-prisao-no-equador

G1 Mundo

Confronto entre gangues deixa pelo menos 12 mortos em prisão no Equador

Pelo menos 12 detentos foram mortos em uma prisão equatoriana em meio a um novo confronto entre gangues, disse a agência penitenciária SNAI neste sábado (15), no capítulo mais recente da violência carcerária do país sul-americano. O confronto ocorreu na sexta-feira (14) no presídio conhecido como La Penitenciaría, na cidade de Guayaquil, uma das mais perigosas do país. O Equador tem registrado diversos motins nas prisões desde 2021, resultando na […]

today15 de abril de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%