G1 Santos

Turistas ficam ilhados e são resgatados após 24h em área de mata proibida no litoral de SP; VÍDEO

today10 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

O g1 obteve imagens do procedimento de salvamento do Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira (10) (veja acima). No vídeo, é possível observar que os bombeiros usaram um bote salva-vidas e cordas para atravessar o rio, que teve aumento do fluxo de água por causa do mau tempo.

Turistas ficam ilhados e são resgatados após 24h dentro de mata do litoral de SP — Foto: Polícia Ambiental



Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu um chamado, por volta das 18h50 de domingo (8), sobre um grupo que ficou ilhado próximo a trilha da Casa de Pedra, após uma forte chuva que caiu na cidade. Eles foram para o outro lado do Rio e não conseguiam sair de lá. Quatro viaturas e nove bombeiros iniciaram as buscas.

Ao chegarem no local, os bombeiros observaram que o Rio Itapanhaú estava acima do nível normal, por conta das fortes chuvas, o que dificultou as buscas pelos turistas. Os trabalhos tiveram que ser encerrados por volta das 23h30.

Na manhã de segunda-feira (9), os bombeiros retornaram com as buscas e contaram com o apoio da Polícia Ambiental. Por volta das 10h30, os turistas foram localizados. Uma das mulheres, de 33 anos, que estavam no grupo, apresentou um ferimento no pé e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de Bertioga.

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão da unidade de saúde, informou que uma vítima foi socorrida, levada ao hospital, onde recebeu atendimento da equipe multidisciplinar, realizou exames e, após reavaliação, recebeu alta médica.

De acordo com a Polícia Ambiental, os turistas eram das cidades de Guarulhos e Itaquaquecetuba, com idades entre 20 e 39 anos. Após o resgate e o devido auxílio aos jovens, a polícia elaborou auto de infração ambiental, sendo aplicada a cada indivíduo, multa no valor de R$ 2 mil.

Segundo a Polícia Ambiental, eles estavam em uma região de acesso proibido, em uma área de preservação ambiental, e sem o acompanhamento de um profissional especialista/guia.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Bertioga, que esclareceu que auxiliou o Corpo de Bombeiros por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, vinculados à Secretaria de Segurança e Mobilidade, e pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA) da Secretaria de Meio Ambiente.

A trilha da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú pode ser acessada atravessando a pé ou de barquinho pelo rio Itapanhaú. Ela tem 500 metros de extensão e demora cerca de uma hora entre ida e volta. No local é possível ver a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor ideal para camping e recreação.

Ao lado da encosta da Serra do Mar e das águas claras e mansas do rio Itapanhaú, a trilha permite contato direto com a restinga alta e a prática de esportes náuticos, como boia cross, rafting e travessia de barco, além de opções de camping e lazer nas diversas piscinas naturais.

Turistas ficam ilhados e são resgatados após 24h dentro de mata do litoral de SP — Foto: Polícia Ambiental/Defesa Civil

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deus-abencoe-israel-e-as-nacoes

Pleno News

Deus abençoe Israel e as nações

Luiz Sayão - 10/10/2023 11h02 Paz para Israel Foto: Pixabay Estou muito seguro de que Deus ama judeus e árabes, e todas as nações. Todavia, com certeza devemos defender o direito de Israel existir e nos opor ao terrorismo jihadista. O mundo muçulmano e as demais nações devem reconhecer Israel para que haja paz. Mas, por que devemos apoiar Israel? Os judeus massacrados no genocídio do holocausto na Europa há […]

today10 de outubro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%