G1 Mundo

Ucrânia diz que 3 morreram após rompimento de barragem; Rússia fala em 5 mortos

today8 de junho de 2023 23

Fundo
share close

Barragem se rompeu após explosão. Moscou e Kiev se acusam mutuamente.




Drone mostra áreas residenciais de Kherson, na Ucrânia, debaixo d’água

Drone mostra áreas residenciais de Kherson, na Ucrânia, debaixo d’água

Três pessos morreram e sete estão desaparecidas após a ruptura da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka, informou o governo da Ucrânia nesta quinta-feira (8). Já a Rússia aponta que cinco pessoas morreram na região.

Um ataque no sul da Ucrânia rompeu a barragem de Kakhovka na terça-feira (6). A região é controlada atualmente pela Rússia. A União Europeia (UE) já afirma que a explosão pode constituir um crime de guerra.

Imagens de satélite mostram dano em barragem de usina da Ucrânia — Foto: Maxar Technologies/Reuters

As agências de notícias russas informam ainda que 14.000 casas foram inundadas após a destruição da usina e que 4.300 pessoas foram retiradas da região. O governo ucraniano, porém, diz que os números de imóveis alagados e resgatados é maior.

Explosão em barragem na Ucrânia provoca inundações e nova troca de acusações entre ucranianos e russos — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta que visitou a região inundada de Kherson, no sul, e discutiu a situação após a destruição da barragem de Kakhovka.

“Muitos assuntos importantes foram discutidos. A situação operacional na região em decorrência do desastre, evacuação da população das zonas de possível inundação, eliminação da emergência causada pela explosão da barragem, organização do suporte de vida para as áreas alagadas e restauração do ecossistema na região”, postou Zelensky no Telegram.

Moradores de um bairro inundado na região de Kherson, na Ucrânia, em 6 de junho de 2023. — Foto: Felipe Dana/AP

O governador de Kherson disse na quinta-feira que 600 km² da região estavam debaixo d’água – a maior parte no lado do rio ocupado pelos russos – e que quase 2.000 pessoas já haviam deixado as áreas afetadas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

portal-de-flores-instagramavel-e-instalado-no-distrito-de-vicente-de-carvalho

Prefeitura de Guarujá

Portal de flores instagramável é instalado no Distrito de Vicente de Carvalho

Ação traz um novo ponto turístico próximo ao principal centro de compras da região O Distrito de Vicente de Carvalho, também conhecido como Itapema, agora conta com um portal de flores instagramável. Localizado próximo ao principal centro de compras do Município, a novidade foi instalada na Praça 14 Bis, nesta quarta-feira (7), e já tem despertado o interesse de várias pessoas que passam pelo local. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura […]

today8 de junho de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%