G1 Mundo

Ucrânia diz que Rússia ataca Kiev e Kharkiv, as duas maiores cidades ucranianas

today31 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

Os sistemas de defesa aérea da região da capital ucraniana foram acionados no sábado e conseguiram evitar um ataque de drone.

Em Kharkiv, a segunda maior cidade, mísseis russos atingiram prédios residenciais na região central e causaram incêndios.

Há uma escalada de ataques nos últimos dias:



O governo ucraniano não afirmou que atacou o território russo, mas o site RBC-Ukraine publicou um texto, com base em fontes não reveladas, em que diz foram forças ucranianas que atacaram Belgorod. Segundo o site, os ucranianos queriam destruir alvos militares russos.

O governo russo afirma que 22 pessoas morreram e 109 ficaram feridas. Entre mortos há três crianças. O governo local de Belgorod pediu para que os moradores da região se desloquem para abrigos.

Em um comunicado, o Ministério de Defesa da Rússia disse que a Ucrânia atacou Belgorod com dois mísseis e vários foguetes e que a ofensiva ucraniana “não ficará impune”. Segundo os russos, os mísseis foram lançados da região de Kharkiv, na Ucrânia, e atingiram um shopping center, prédios residenciais e carros.

Belgorod é uma cidade de cerca de 330 mil moradores e fica a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Rússia faz ataque massivo a várias regiões da Ucrânia

Rússia faz ataque massivo a várias regiões da Ucrânia

Neste sábado, ataques russos também foram registrados em Kharkiv, na Ucrânia. Pelo menos 8 pessoas ficaram feridas após uma ofensiva contra prédios e outros locais civis, segundo o governo local.

Imagem mostra edifício danificado após bombardeio de forças ucranianas na cidadede Belgorod, Rússia — Foto: Ministério da Defesa da Rússia/Reuters

Na sexta-feira (29), a Rússia lançou uma das maiores ações coordenadas na Ucrânia. Autoridades ucranianas dizem que 39 civis morreram nos ataques, e outros 159 ficaram feridos.

Prédio residencial em chamas na Ucrânia após ataque russo, em 29 de dezembro de 2023 — Foto: Governo da Ucrânia/Divulgação

Explosões foram reportadas durante a madrugada e a manhã de sexta-feira na capital Kiev e em cidades de grande porte, como Kharkiv e Lviv.

Segundo Ministério da Defesa ucraniano, forças russas lançaram 158 mísseis contra a Ucrânia, bem acima da média dos ataques perpetrados ao longo do ano. Entre os alvos bombardeados, estão uma maternidade (veja vídeo), escolas, shoppings e residências, de acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Mapa mostra cidades ucranianas bombardeadas pela Rússia nesta sexta (29) — Foto: Reprodução/TV Globo

O ataque russo contra cidades ucranianas encerrou um ano em que ambos os lados não conseguiram avançar de forma significativa. A contraofensiva da Ucrânia, respaldada por um forte apoio militar dos Estados Unidos e da Europa, avançou menos do que o esperado.

Ataque da Ucrânia deixa mortos na cidade Belgorod, na Rússia — Foto: Ministério da Defesa da Rússia/Reuters

Já a Rússia, de acordo com o Instituto para o Estado da Guerra, dos Estados Unidos, conseguiu manter a maior parte dos territórios conquistados em 2022.

Atualmente, tropas russas controlam cerca de 20% do território ucraniano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

elevado-no-centro-de-santos,-sp,-e-liberado-para-o-transito-de-veiculos

G1 Santos

Elevado no Centro de Santos, SP, é liberado para o trânsito de veículos

O Elevado Aristides Bastos Machado do Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo, foi liberado ao trânsito de veículos neste sábado (30). O viaduto passou por obras de revitalização e recebeu uma nova pavimentação, serviços de drenagem, intervenções estruturais e a instalação de 18 novos postes de iluminação LED na pista do elevado. A obra, iniciada em março, foi entregue antes do prazo para auxiliar no grande fluxo […]

today30 de dezembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%