Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
“A Ucrânia e as Forças Armadas ucranianas tornaram-se membros da Otan. De fato, não de jure (de direito, em português), porque temos o armamento e a compreensão de como usá-lo”, declarou Reznikov em uma entrevista à BBC.
Ao ser questionado se essa declaração não seria controversa, já que a Otan, como aliança, não está ajudando diretamente a Ucrânia, ele respondeu: “Por que seria controverso? Isso é verdade. É um fato”, acrescentou. “Tenho certeza de que, em um futuro próximo, nos tornaremos membros da Otan.”
Apesar da declaração do ministro ucraniano, a Otan não lista a Ucrânia como um de seus parceiros mais próximos, que ela chama de “outros parceiros globais”. Essa lista possui 9 países, segundo o site da organização. São eles:
A Otan também divulga uma segunda lista, mais ampla, de países que possuem algum tipo de relação com a organização. Nessa lista, de 31 países, aparece a Ucrânia, mas também a Rússia – com a observação de que a parceria com Moscou está temporariamente suspensa por questões de segurança.
Uma outra lista, essa exclusiva dos Estados Unidos, aponta nações que o governo americano considera aliadas mas não-membros da Otan. São parceiros que possuem algum tipo de privilégio na área de segurança. Atualmente ela inclui 18 países, entre eles o Brasil, mas a Ucrânia não faz parte desse grupo.
Todas essas parcerias secundárias não garantem a defesa mútua de territórios – onde o ataque a um país membro é considerado um ataque contra todos.
A adesão formal à Otan implicaria uma obrigação de assistência mútua, segundo a qual os outros membros da Aliança teriam de intervir militarmente para apoiar a Ucrânia contra a Rússia. Kiev fez esse pedido de ingresso na organização, mas ainda não foi aprovado.
Rússia afirma ter assumido controle de Soledar
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Soledar tem as maiores minas de sal da Europa, e a Rússia concentrou seus esforços na cidade nas últimas semanas para tentar reverter uma série de perda de territórios que as forças do país ocupavam na Ucrânia nos últimos meses. Segundo a imprensa estatal russa, o Ministério da Defesa disse ainda que a suposta conquista de Soledar permitiria às suas tropas derrotar também as forças russas na cidade vizinha de […]
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
22:05 - 23:05
Publicar comentários (0)