G1 Mundo

Ucrânia é membro ‘de fato’ da Otan, diz seu ministro da Defesa

today13 de janeiro de 2023 7

Fundo
share close

“A Ucrânia e as Forças Armadas ucranianas tornaram-se membros da Otan. De fato, não de jure (de direito, em português), porque temos o armamento e a compreensão de como usá-lo”, declarou Reznikov em uma entrevista à BBC.

Ao ser questionado se essa declaração não seria controversa, já que a Otan, como aliança, não está ajudando diretamente a Ucrânia, ele respondeu: “Por que seria controverso? Isso é verdade. É um fato”, acrescentou. “Tenho certeza de que, em um futuro próximo, nos tornaremos membros da Otan.”

Apesar da declaração do ministro ucraniano, a Otan não lista a Ucrânia como um de seus parceiros mais próximos, que ela chama de “outros parceiros globais”. Essa lista possui 9 países, segundo o site da organização. São eles:



  • Afeganistão
  • Austrália
  • Iraque
  • Japão
  • Coreia do Sul
  • Mongólia
  • Nova Zelândia
  • Paquistão

A Otan também divulga uma segunda lista, mais ampla, de países que possuem algum tipo de relação com a organização. Nessa lista, de 31 países, aparece a Ucrânia, mas também a Rússia – com a observação de que a parceria com Moscou está temporariamente suspensa por questões de segurança.

Uma outra lista, essa exclusiva dos Estados Unidos, aponta nações que o governo americano considera aliadas mas não-membros da Otan. São parceiros que possuem algum tipo de privilégio na área de segurança. Atualmente ela inclui 18 países, entre eles o Brasil, mas a Ucrânia não faz parte desse grupo.

Todas essas parcerias secundárias não garantem a defesa mútua de territórios – onde o ataque a um país membro é considerado um ataque contra todos.

A adesão formal à Otan implicaria uma obrigação de assistência mútua, segundo a qual os outros membros da Aliança teriam de intervir militarmente para apoiar a Ucrânia contra a Rússia. Kiev fez esse pedido de ingresso na organização, mas ainda não foi aprovado.

Rússia afirma ter assumido controle de Soledar

Rússia afirma ter assumido controle de Soledar




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-diz-ter-conquistado-cidade-de-soledar-apos-uma-das-batalhas-mais-sangrentas-na-ucrania

G1 Mundo

Rússia diz ter conquistado cidade de Soledar após uma das batalhas mais sangrentas na Ucrânia

Soledar tem as maiores minas de sal da Europa, e a Rússia concentrou seus esforços na cidade nas últimas semanas para tentar reverter uma série de perda de territórios que as forças do país ocupavam na Ucrânia nos últimos meses. Segundo a imprensa estatal russa, o Ministério da Defesa disse ainda que a suposta conquista de Soledar permitiria às suas tropas derrotar também as forças russas na cidade vizinha de […]

today13 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%