G1 Mundo

Ucrânia prende dois ex-militares por destruição do Antonov, o maior avião do mundo

today10 de março de 2023 12

Fundo
share close

O Serviço Ucraniano de Segurança anunciou nesta sexta-feira (10) a detenção de dois funcionários da fabricante de aviões Antonov por colaborar com a destruição, no ano passado, de um Antonov An-225, o então maior avião do mundo.

A aeronave, que era famosa mundialmente pelas suas dimensões, foi destruída durante um ataque da Rússia ao aeroporto de Gostomel, perto de Kiev, onde estava estacionado.

Agora, Kiev acusa esses dois funcionários, que são também ex-oficiais da Força Aérea da Ucrânia, de terem impedido as forças ucranianas de proteger o aeroporto antes da invasão. Um dia depois, tropas russas bombardearam o local.



“De acordo com a investigação, os funcionários não permitiram que a Guarda Nacional Ucraniana, na véspera da invasão, entrasse no terreno do aeroporto de Gostomel para preparar sua defesa”, afirmou o SBU em um comunicado.

No ataque, o Antonov An-225 “Mriya” – que significa “sonho” em ucraniano e é o único deste modelo – foi totalmente destruído.

Um ex-vice-diretor geral da empresa estatal Antonov está foragido, ainda segundo o SBU. Os outros dois suspeitos, o ex-diretor geral e o diretor da unidade de segurança, foram detidos.

Em caso de condenação por obstrução de operações do exército ucraniano, eles podem receber sentenças de 15 anos de prisão.

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

Kiev, por outro lado, tem se apoiado no envio de armas e equipamentos militares por países do Ocidente, com os tanques alemães Leopard 2, para conseguir expulsar as tropas russas, que controlam atualmente cerca de 20% do território ucraniano, no leste do país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guerra-na-ucrania:-o-que-sao-os-misseis-hipersonicos-usados-pela-russia

G1 Mundo

Guerra na Ucrânia: o que são os mísseis hipersônicos usados pela Rússia

Às vezes ela também se torna a arena para potências armamentistas — neste caso a Rússia e a aliança militar ocidental Otan — para testar armas com o potencial de mudar as guerras como as conhecemos. O uso de mísseis hipersônicos pela Rússia é uma prova disso. A Rússia os usou pela primeira vez no início da invasão — marcando a primeira vez em que o uso dessas armas foi […]

today10 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%