G1 Mundo

Ucrânia será convidada a entrar na Otan, mas não agora, diz secretário-geral; Zelensky critica decisão

today11 de julho de 2023 9

Fundo
share close

“Vamos convidar a Ucrânia (a fazer parte da Otan) quando os países membros concordarem e as condições forem atendidas“, disse nesta terça-feira (11) o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.

A posição da Otan, que reflete a divisão dos países membros sobre a adesão da Ucrânia, irritou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e abriu uma crise entre Kiev e a Otan, que vem apoiando e enviando armas ao Exército russo desde o início da guerra no país, em fevereiro de 2022.

Zelensky criticou a falta de prazos e de definição – seu país tenta há anos entrar na aliança militar, e a possibilidade desse ingresso foi um dos motivos alegados pela Rússia para invadir o país vizinho, no início do ano passado.



“É algo sem precedentes e absurdo quando um prazo não é definido, nem para o convite nem para a adesão da Ucrânia”, disse Zelensky, que participa da cúpula como convidado especial.

Os comentários de Stoltenberg refletem a linguagem de um comunicado emitido pelos líderes da Otan na terça-feira em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia.

Entenda o que é a Otan

Entenda o que é a Otan

Questionado sobre as críticas de Zelensky, Stoltenberg disse: “Nunca houve uma mensagem mais forte da Otan em nenhum momento, tanto no que diz respeito à mensagem política do caminho a seguir para a adesão quanto ao apoio concreto dos aliados da Otan.”

Ele argumentou ainda que as adesões anteriores, de outros países, também não foram acompanhadas por um cronograma.

“Se você olhar para todos os processos de adesão, não houve cronogramas para esses processos. Eles são baseados em condições, sempre foram”, completou.

O líder ucraniano vinha esperando que a Otan oferecesse uma via rápida de entrada – para ingressar na aliança, um país deve seguir uma série de requisitos e esperar a votação por unanimidade dos países membros, em um processo que pode levar até dois anos.

Mas a legislação da Otan também prevê uma forma de entrada com caráter de urgência, caso todos os sócios estejam de acordo. Neste caso, como ocorreu com a Finlândia após o início da guerra na Ucrânia, o ingresso de um país pode ocorrer em poucos meses.

Entenda o que é a Otan

Entenda o que é a Otan

A Otan é uma aliança formada por 31 países e prevê, principalmente, que qualquer Estado membro que seja invadido ou atacado será instantaneamente defendido por todos os outros sócios do grupo.

Há anos, a Ucrânia vem tentando ingressar na aliança militar, e foi justamente o aumento dessa possibilidade o que motivou a Rússia a atacar o país vizinho, segundo argumento, à época, o presidente russo, Vladimir Putin.

Putin já disse que considera a Otan seu maior inimigo e acusou a aliança de querer expandir sua área de influência até as fronteiras russas para, então, atacar o país, na teoria do líder da Rússia.

A Suécia também entregou a candidatura para a adesão, mas a Turquia vinha bloqueando essa entrada, com o argumento de que o governo sueco acolheu em seu país membros do PKK, partido nacionalista curdo que o o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considera terroristas.

Na noite de segunda-feira (10), no entanto, Erdogan anunciou que decidiu aceitar a entrada da Suécia – qualquer novo ingresso na Otan só é permitido por unanimidade dos países membros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corpo-de-empresario-alemao-que-tinha-sumido-na-tailandia-e-descoberto-desmembrado-dentro-de-freezer

G1 Mundo

Corpo de empresário alemão que tinha sumido na Tailândia é descoberto desmembrado dentro de freezer

Os investigadores localizaram o corpo usando vídeos de câmeras de segurança de uma área da cidade de Nong Prue. Mack foi visto pela última vez dirigindo seu sedã Mercedes em Pattaya, uma cidade litorânea no sul da Tailândia. A família oferecia uma recompensa de US$ 86 mil (R$ 420 mil) por informações que levassem ao alemão. Fotos e vídeos publicados pela mídia tailandesa mostraram o freezer na caçamba de uma […]

today11 de julho de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%