G1 Mundo

Um ano de guerra na Ucrânia: Lula diz ser ‘urgente’ que países não envolvidos negociem fim do conflito

today24 de fevereiro de 2023 10

Fundo
share close

O presidente deu a declaração em uma rede social no dia em que o conflito completa um ano de duração. A guerra, iniciada em fevereiro de 2022, já deixou milhares de mortos.

“No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz”, afirmou Lula.

Nos últimos dias, o governo brasileiro tem defendido que um grupo de nações entre no cenário para fazer negociações entre os dois países do conflito.



Lula já afirmou que o Brasil é um país de paz e não quer tomar lado na guerra do leste europeu. Para ele, a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um “erro crasso”, mas “quando um não quer, dois não brigam”.

Ele também disse que não tem interesse em enviar armamento que possa ser utilizado na guerra. “O Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”, afirmou o petista no mês passado.

Ligações para Putin e Zelensky

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na próxima semana, Lula deve falar por telefone com os presidentes da Ucrânia, Volodymir Zelensky, e da Rússia, Vladimir Putin.

Em entrevista à TV Globo, Vieira lembrou que o presidente da República conversou com Putin após o resultado do segundo turno das eleições.

“Acho que, na próxima semana, se não me engano, está já acertado um telefonema para o presidente da Ucrânia e com o presidente da Rússia. Ele [Lula] já falou antes, inclusive, logo depois de ter sido eleito. Portanto, ele [Lula] tem esses contatos, esses telefonemas e utilizará no momento oportuno”, afirmou o ministro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-impressionantes-imagens-dos-canais-de-veneza-secos

G1 Mundo

As impressionantes imagens dos canais de Veneza secos

Mas esta cena não reflete a realidade observada na cidade italiana nos últimos dias. Em uma época do ano em que as pessoas costumam estar mais preocupadas com as enchentes, Veneza está sofrendo com uma maré excepcionalmente baixa, que impossibilita a navegação de gôndolas, táxis e ambulâncias aquáticas em muitos de seus canais. Uma seca que, segundo especialistas, foi causada por uma combinação de falta de chuva, sistema climático de […]

today24 de fevereiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%