G1 Mundo

União Africana se torna membro permanente do G20

today10 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

A União Africana tornou-se membro permanente do G20, que compreende os países mais ricos e poderosos do mundo, anunciou neste sábado (9) o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na cúpula do bloco em Nova Délhi.

A União Africana (UA), bloco composto por 55 Estados-membros, tem agora o mesmo estatuto que a União Europeia – o único bloco regional com membros de pleno direito.

Modi, no seu discurso de abertura, convidou a União Africana, representada pelo presidente Azali Assoumani, a ocupar um lugar à mesa dos líderes do G20 como membro permanente.



“É uma honra receber a União Africana como membro permanente da família do G20. Isto fortalecerá o G20 e também fortalecerá a voz do Sul Global”, afirmou uma mensagem na conta oficial de Modi na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.

A mudança foi proposta por Modi em junho.

Outras questões a serem decididas na cúpula incluem mais empréstimos às nações em desenvolvimento por parte de instituições multilaterais, a reforma da dívida internacional, as regulamentações sobre as criptomoedas e o impacto da geopolítica na segurança alimentar e energética.

O rascunho de 38 páginas que circulou entre os membros deixou o parágrafo “situação geopolítica” em branco – refletindo a profunda divisão sobre a guerra na Ucrânia.

O G20 era anteriormente composto por 19 países e pela União Europeia (UE), com os membros representando cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-discurso-na-abertura-do-g20,-lula-pede-que-paises-ricos-financiem-combate-a-mudanca-climatica

G1 Mundo

Em discurso na abertura do G20, Lula pede que países ricos financiem combate à mudança climática

"Desde a COP de Copenhague, os países ricos deveriam prover 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático novo e adicional aos países em desenvolvimento. Essa promessa nunca foi cumprida". "De nada adiantará o mundo rico chegar às COPs do futuro vangloriando-se das suas reduções nas emissões de carbono se as responsabilidades continuarem sendo transferidas para o Sul Global. Recursos não faltam", afirmou o presidente brasileiro. E acrescentou: "Ano […]

today10 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%