A Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do governo federal, cedeu uma área à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, para a execução do projeto ‘Parque Palafitas’, que busca revitalizar e criar novas moradias no Dique da Vila Gilda.
O prefeito Rogério Santos e o superintendente da SPU em São Paulo, Celso Santos Carvalho, assinaram o termo de cessão no Paço Municipal, nesta terça-feira.
A área cedida corresponde ao local de execução do projeto-piloto, onde serão construídas 60 moradias sustentáveis. A administração municipal obteve a licença ambiental para realização das obras e reivindicará a assinatura dos repasses junto ao governo estadual, nesta quinta-feira (25).
União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
O objetivo do projeto é construir moradias dignas às famílias da comunidade sem que os moradores precisem mudar de endereço. A proposta busca preservar a comunidade local, removendo as habitações mais vulneráveis junto à água para permitir a regeneração do mangue.
As novas moradias contarão com saneamento básico, promovendo a recuperação ambiental. As habitações serão construídas sob pilares de concreto, com piso e paredes de painéis de madeira laminada.
União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Iniciado em 2018 pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, o projeto tem como base a substituição das palafitas por estruturas pré-fabricadas, além da construção de prédios em áreas secas próximas à via.
Segundo a administração municipal, a execução do projeto será realizada de forma inédita no país. A metodologia do projeto será inspirada na base de um terminal portuário, utilizando casas pré-fabricadas para o estaqueamento do solo.
União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)