G1 Santos

União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas

today24 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do governo federal, cedeu uma área à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, para a execução do projeto ‘Parque Palafitas’, que busca revitalizar e criar novas moradias no Dique da Vila Gilda.

O prefeito Rogério Santos e o superintendente da SPU em São Paulo, Celso Santos Carvalho, assinaram o termo de cessão no Paço Municipal, nesta terça-feira.

A área cedida corresponde ao local de execução do projeto-piloto, onde serão construídas 60 moradias sustentáveis. A administração municipal obteve a licença ambiental para realização das obras e reivindicará a assinatura dos repasses junto ao governo estadual, nesta quinta-feira (25).



União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O objetivo do projeto é construir moradias dignas às famílias da comunidade sem que os moradores precisem mudar de endereço. A proposta busca preservar a comunidade local, removendo as habitações mais vulneráveis junto à água para permitir a regeneração do mangue.

As novas moradias contarão com saneamento básico, promovendo a recuperação ambiental. As habitações serão construídas sob pilares de concreto, com piso e paredes de painéis de madeira laminada.

União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Iniciado em 2018 pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, o projeto tem como base a substituição das palafitas por estruturas pré-fabricadas, além da construção de prédios em áreas secas próximas à via.

Segundo a administração municipal, a execução do projeto será realizada de forma inédita no país. A metodologia do projeto será inspirada na base de um terminal portuário, utilizando casas pré-fabricadas para o estaqueamento do solo.

União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

assalto-com-mortos-e-presos-na-anchieta-foi-feito-por-quadrilha-especializada-e-contou-com-estrategia-de-policiais-na-mata

G1 Santos

Assalto com mortos e presos na Anchieta foi feito por quadrilha especializada e contou com estratégia de policiais na mata

A quadrilha que realizou um assalto na Rodovia Anchieta, na altura de Cubatão (SP), é do interior de São Paulo e especializada em roubos. Eles sequestraram o caminhoneiro para roubar uma carga de cigarros avaliada em R$ 7,2 milhões. Para capturar a quadrilha, as Polícias Civil e Militar montaram uma estratégia na área de mata, utilizando o frio e a geografia da Serra do Mar à favor da operação. Ao […]

today24 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%