Prefeitura de Guarujá

Unidade ‘Docinhos’ comemora quatro anos de nova sede com degustação de alimentos diet

today7 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Inaugurada pela Prefeitura de Guarujá no final de 2018, o programa atende, mensalmente, 500 pacientes

 A Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil da Prefeitura de Guarujá celebrou, recentemente, os quatro anos de inauguração do espaço na Rua Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa com degustação de bolo diet e salgados de baixa caloria. A comemoração é acompanhada pela marca de 500 atendimentos mensais de crianças e adolescentes do programa “Docinhos”, que atua na rede municipal de saúde há cerca de 20 anos.

Inaugurada no final de 2018, a sede atende pacientes de 0 a 19 anos para diabetes e de 2 a 18 anos para casos de obesidade, todos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). A equipe da Unidade de Especialidade conta com nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, psicóloga, profissional de educação física e equipe de enfermagem.

De acordo com a coordenadora Nádia Costa Luz, “a confraternização promove a troca de conhecimento entre as mães e mostra para as crianças que, mesmo com diabetes, elas podem comer um bolo e ter um dia alegre”.

Festa com saúde



Henrique da Silva Araújo, de 11 anos, participou das festividades e se surpreendeu. “O bolo está muito gostoso, eu nunca tinha provado algo do tipo. É uma sensação muito boa comer algo novo e saudável”, disse.

Já a mãe de Henrique, Marta Soares da Silva Araújo, parabenizou o trabalho da Unidade e reforçou a importância do evento. “Esses tipos de alimentos geralmente são caros para fazer, mas aqui meu filho é sempre bem atendido e é ótimo para nossa saúde e felicidade”, comentou.

A refeição foi feita em colaboração entre a equipe da Unidade e alunos do curso de Nutrição da Universidade Paulista (Unip), que buscaram utilizar ingredientes caseiros. “Queremos ensinar que dá para fazer algo mais natural e não depender somente de alimentos processados”, disse a aluna de Nutrição Andressa Gomes Coelho.

Exercício de rotina

Além da parte nutricional, a ação serviu para reforçar a parte física do tratamento da doença, com ênfase também no teste de sensibilidade plantar, exame que é feito para prevenir possíveis ulcerações e amputação dos pés. “Juntando a atividade física com os cuidados gerais com os pés, garantimos não só a prevenção da diabetes, mas também chances menores de deformidades nos pés”, enfatizou Maria Fernanda de Mello Apa, fisioterapeuta do Programa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

parque-de-diversoes-no-litoral-de-sp-e-vistoriado-apos-montanha-russa-quebrar-e-pessoas-serem-resgatadas;-video

G1 Santos

Parque de diversões no litoral de SP é vistoriado após montanha-russa quebrar e pessoas serem resgatadas; VÍDEO

Segundo a Prefeitura de Itanhaém, após as informações coletadas no local, o próximo passo será a avaliação técnica dos documentos para que seja realizado um posicionamento final sobre a manutenção do alvará de funcionamento do local. Imagens obtidas pelo g1, na terça-feira (6), mostram o carrinho parado no topo da montanha-russa e as pessoas sendo retiradas, sem segurança, pela rampa lateral do brinquedo (veja acima). A balconista Rebeca Nascimento, de […]

today7 de dezembro de 2022 52

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%