Carnaval de Santos 2023: acompanhe a apuração do desfile das escolas de samba
Ao vivo Transmitido ao vivo em 14/02/2023 14h32 Os desfiles aconteceram nos dias 10 e 11 de fevereiro e foram transmitidos pelo g1 e pela TV Tribuna.
Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A apuração começou, por volta das 12h, com a abertura dos envelopes com as notas dos jurados. O auditório do teatro ficou fechado para o público e somente representantes das agremiações, a imprensa, além dos organizadores do carnaval da cidade, tiveram acesso livre ao local para acompanhar a apuração.
Todas as escolas de samba foram avaliadas por julgadores em nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente. Os julgadores podem dar a nota máxima, 10, podendo decrescer em escala decimal: 9,9; 9,8; 9,7, e assim por diante. A menor é descartada, somando-se as duas notas restantes.
Apuração do grupo Especial e de Acesso do Carnaval de Santos 2023 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
A Dragões do Castelo perdeu 2,5 pontos por conta do tempo de desfile. A Vila Mathias também começou com -0,5 pontos e a Padre Paulo -6 pontos por estourarem o tempo de desfile.
No Grupo Especial, a Brasil perdeu 2 pontos por ter um número insuficiente de integrantes na ala das baianas. A Mãos Entrelaçadas também foi penalizada com 7 pontos a menos porque não respeitou o número mínimo de integrantes.
Todas as escolas entraram com recurso, que foram indeferidos.
Bateria da escola de samba Unidos da Zona Noroeste — Foto: Daniela Rucio
Sete agremiações lutavam pelo título de campeã do Grupo de Acesso. A grande campeã foi Unidos da Zona Noroeste com 175,3 pontos. A escola apresentou o enredo “Meu Galo pede respeito e diz não à intolerância e ao preconceito”, para exaltar as minorias e a importância de um olhar de igualdade a todos.
Já a escola de samba Padre Paulo foi a pior colocada no carnaval santista com 166,3 pontos (confira a classificação geral abaixo).
O carro abre alas da Unidos dos Morros foi uma releitura das colônias portuguesas de Santos — Foto: Daniela Rucio
A Unidos dos Morros foi a grande vencedora do Grupo Especial, com 179,9 pontos, e levou R$ 26.620 mil de prêmio. Em segundo lugar, ficou a X-9, com 178,7 pontos, recebendo R$ 13.200 mil pelo vice-campeonato. A escola de samba Mãos Entrelaçadas terminou com 170,6 pontos e caiu para o Grupo de Acesso.
Com o enredo, “Desce o Morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor dos sonhos”, a Unidos dos Morros entrou no sambódromo para contar a trajetória do empresário. A escola foi quinta a desfilar na segunda e última noite de apresentações, na Passarela Dráusio da Cruz. A escola de samba contou com 1.100 foliões, divididos em 12 alas, e 2 carros alegóricos.
Torcedores da escola de samba Unidos dos Morros celebram título do Carnaval de Santos (SP) em 2023 — Foto: Luciana Moledas/g1 Santos
“O coração está a mil. Quero agradecer a Deus, a todos os meus familiares, toda a comunidade e ao pessoal do Grupo Mendes, que se esforçou ao máximo e deu todo apoio para fazermos esse lindo carnaval. A comunidade está em festa, vamos subir o morro! Comemorar, comemorar e comemorar!”, disse o presidente da Unidos dos Morros, Fábio Fernandes Carvalho, conhecido como Chitinha.
A Mãos Entrelaçadas foi a pior colocada com 170,6 pontos e irá para o Grupo de Acesso em 2024 (confira a classificação geral abaixo).
Unidos dos Morros é a campeã do Carnaval Santista 2023 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Ao vivo Transmitido ao vivo em 14/02/2023 14h32 Os desfiles aconteceram nos dias 10 e 11 de fevereiro e foram transmitidos pelo g1 e pela TV Tribuna.
Paulinha Esteves
09:50 - 11:40
Pr: Dilvane Nunes
12:30 - 13:40
13:40 - 14:05
Publicar comentários (0)