G1 Santos

Unidos dos Morros é a campeã do Carnaval de Santos em 2023

today14 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

A apuração começou, por volta das 12h, com a abertura dos envelopes com as notas dos jurados. O auditório do teatro ficou fechado para o público e somente representantes das agremiações, a imprensa, além dos organizadores do carnaval da cidade, tiveram acesso livre ao local para acompanhar a apuração.

Todas as escolas de samba foram avaliadas por julgadores em nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente. Os julgadores podem dar a nota máxima, 10, podendo decrescer em escala decimal: 9,9; 9,8; 9,7, e assim por diante. A menor é descartada, somando-se as duas notas restantes.

Apuração do grupo Especial e de Acesso do Carnaval de Santos 2023 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal



A Dragões do Castelo perdeu 2,5 pontos por conta do tempo de desfile. A Vila Mathias também começou com -0,5 pontos e a Padre Paulo -6 pontos por estourarem o tempo de desfile.

No Grupo Especial, a Brasil perdeu 2 pontos por ter um número insuficiente de integrantes na ala das baianas. A Mãos Entrelaçadas também foi penalizada com 7 pontos a menos porque não respeitou o número mínimo de integrantes.

Todas as escolas entraram com recurso, que foram indeferidos.

Bateria da escola de samba Unidos da Zona Noroeste — Foto: Daniela Rucio

Sete agremiações lutavam pelo título de campeã do Grupo de Acesso. A grande campeã foi Unidos da Zona Noroeste com 175,3 pontos. A escola apresentou o enredo “Meu Galo pede respeito e diz não à intolerância e ao preconceito”, para exaltar as minorias e a importância de um olhar de igualdade a todos.

Já a escola de samba Padre Paulo foi a pior colocada no carnaval santista com 166,3 pontos (confira a classificação geral abaixo).

O carro abre alas da Unidos dos Morros foi uma releitura das colônias portuguesas de Santos — Foto: Daniela Rucio

A Unidos dos Morros foi a grande vencedora do Grupo Especial, com 179,9 pontos, e levou R$ 26.620 mil de prêmio. Em segundo lugar, ficou a X-9, com 178,7 pontos, recebendo R$ 13.200 mil pelo vice-campeonato. A escola de samba Mãos Entrelaçadas terminou com 170,6 pontos e caiu para o Grupo de Acesso.

Com o enredo, “Desce o Morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor dos sonhos”, a Unidos dos Morros entrou no sambódromo para contar a trajetória do empresário. A escola foi quinta a desfilar na segunda e última noite de apresentações, na Passarela Dráusio da Cruz. A escola de samba contou com 1.100 foliões, divididos em 12 alas, e 2 carros alegóricos.

Torcedores da escola de samba Unidos dos Morros celebram título do Carnaval de Santos (SP) em 2023 — Foto: Luciana Moledas/g1 Santos

“O coração está a mil. Quero agradecer a Deus, a todos os meus familiares, toda a comunidade e ao pessoal do Grupo Mendes, que se esforçou ao máximo e deu todo apoio para fazermos esse lindo carnaval. A comunidade está em festa, vamos subir o morro! Comemorar, comemorar e comemorar!”, disse o presidente da Unidos dos Morros, Fábio Fernandes Carvalho, conhecido como Chitinha.

A Mãos Entrelaçadas foi a pior colocada com 170,6 pontos e irá para o Grupo de Acesso em 2024 (confira a classificação geral abaixo).

Unidos dos Morros é a campeã do Carnaval Santista 2023 — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Confira o resultado final

  1. Unidos da Zona Noroeste – 175,3 pontos
  2. Bandeirantes do Saboó – 174,8 pontos
  3. Imperatriz Alvinegra – 174,7 pontos
  4. Império da Vila – 173,1 pontos
  5. Vila Mathias – 172,7 pontos
  6. Dragões do Castelo – 170,3 pontos
  7. Padre Paulo – 166,3 pontos
  1. Unidos dos Morros – 179,9 pontos
  2. X-9 178,7 pontos
  3. União Imperial 178,7 pontos
  4. Amazonense – 177,6 pontos
  5. Mocidade Indepedência 177,5 pontos
  6. Sangue Jovem – 177,3 pontos
  7. Brasil – 175,4 pontos
  8. Real Mocidade – 174,5 pontos
  9. Mãos Entrelaçadas – 170,6 pontos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%