G1 Santos

Unifesp vai monitorar qualidade da areia da praia no trecho liberado para cães em Santos, SP

today17 de maio de 2024 14

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) irá firmar um convênio para monitorar a qualidade sanitária da areia no trecho de praia liberado para a passagem de cães. Segundo apurado pelo g1, o município destinará R$ 151,8 mil em três parcelas para a iniciativa, que ainda será assinada oficialmente.

O professor Vinícius Ribau Mendes, do Instituto do Mar da Unifesp, disse ao g1 que há vários benefícios por trás da iniciativa. Segundo ele, que é um dos autores, o estudo permitirá verificar se a presença dos cães na praia pode trazer riscos à saúde dos banhistas e dos próprios pets.

O especialista mencionou que, geralmente, há mais bactérias na areia que na água do mar. Como também existe uma pressão social para que os cães sejam liberados em outros trechos da praia, o convênio pode ajudar a identificar se o pedido é viável.



“Na camada superficial, quase não tem bactéria. Mas, se você desce alguns centímetros, a concentração aumenta muito. Então, a gente entende que dar essa noção de como está a qualidade da areia pode ser um instrumento para a gestão pública da praia”, disse.

Praia de Santos (SP) — Foto: Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna

Análise genética pioneira

Enquanto durar o convênio, as equipes devem monitorar as bactérias, incluindo coliformes fecais, e também fungos presentes na areia.

“A gente vai fazer uma análise genética das bactérias para conseguir determinar de onde elas estão vindo. Se, por exemplo, vieram de seres humanos, de cachorros ou de animais silvestres”, explicou.

Segundo Vinícius, essa análise genética é algo pioneiro no país. O foco será na faixa de areia liberada para os cães, mas outros trechos também estarão contemplados.

“A prefeitura já tem um laboratório que monitora a qualidade da água, que fica ali no Orquidário. Nossa ideia é ensinar os técnicos a fazer, passar toda a metodologia para que eles possam fazer o monitoramento básico da areia depois que o projeto acabar”.

Entre as atribuições da Prefeitura de Santos está designar responsáveis do quadro técnico para coordenar e acompanhar a execução do projeto. Além disso, fazer testes de aplicação, monitorar, supervisionar e fiscalizar a execução do convênio.

A Unifesp, por sua vez, vai operacionalizar o pagamento das bolsas de incentivo à pesquisa para os integrantes. A universidade ficará responsável pelo pagamento de encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relacionados.

Conforme a lei publicada no Diário Oficial, o convênio terá vigência de 18 meses a partir da data da assinatura. As partes poderão renová-lo pelo mesmo período.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ney-matogrosso,-fabio-jr.-e-rio-santos-jazz-fest-agitam-o-fim-de-semana-na-regiao;-veja-as-atracoes

G1 Santos

Ney Matogrosso, Fábio Jr. e Rio Santos Jazz Fest agitam o fim de semana na região; veja as atrações

O fim de semana está repleto de atrações na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Entre os destaques, estão os shows de Ney Matogrosso em Santos, Fábio Jr. e Dudu Nobre, em Bertioga, além de diversos espetáculos de teatros e atividades culturais espalhados por toda região. Então, bora conferir o que o g1 separou para este final de semana?😉 Confira a programação completa: Ney Matogrosso no Réveillon 2024 de […]

today17 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%