G1 Santos

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para eleições de 2022 nos cartórios eleitorais em Santos, SP

today22 de setembro de 2022 13

Fundo
share close

Mais de 900 urnas estarão funcionando no dia da eleição para a votação de cerca de 337 mil eleitores em Santos.

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas nos cartórios eleitorais, em Santos, SP — Foto: Vanessa Medeiros



As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022 começaram a ser preparadas nesta quarta-feira (22), em Santos, no litoral de São Paulo. Os procedimentos serão realizados em todos os cartórios. Os funcionários realizam testagem, autenticação de mídia, validação de informações e preparação. Todos os processos no sistema eletrônico passam por auditoria.

Segundo Michele Lapa, chefe do 118º Zona Eleitoral de Santos, as urnas são de responsabilidade dos cartórios eleitorais. “Elas são formatadas e ficam sem informação nenhuma e, em cada eleição, precisamos preparar os equipamentos para um novo uso”, conta.

Na quarta-feira (21), foram realizados os procedimentos de preparação. “Fazemos a autenticação das mídias que contém as informações das eleições. É como se fosse um cartão de memória com as informações dos dados dos eleitores daquela seção específica e dos candidatos”, explica.

Já nesta quinta-feira (22), será realizada a transferência dessas mídias para as urnas eletrônicas. No cartório eleitoral da zona 118º, o procedimento está previsto para às 14h.

Michele conta que os equipamentos são seguros e preparados separadamente. “Cada equipamento tem dois dispositivos de armazenamento de dados. As urnas não tem qualquer conexão com a internet e, após recebem [os dados], gera uma trava de segurança”, disse a chefe do cartório.

No dia 28, uma cerimônia de auditoria será realizada em 3% dos equipamentos. “Vamos fazer os testes e a simulação do procedimento. Serão verificados se todos os candidatos estão inseridos corretamente e simular uma votação”, conta Michelle. Após os testes, as urnas ficarão em cada cartório, serão levadas para o local exato no dia do pleito e recolhidas após a votação.

Para as eleições de 02 de outubro, Michele conta que 60% das urnas foram substituídas por modelos mais novos. “Estamos com o modelo de 2020. E isso trará ainda mais segurança e confiança para os eleitores”, disse ela.

Segundo a chefe do cartório, é evidente o bom comportamento do eleitor em Santos. “Ele verifica o local de votaçã e cumpre as regras na hora do voto. Nossa expectativa é que isso se repita nessas eleições. Diante do número significativo que temos, a gente considera que será uma eleição tranquila”.

Ainda de acordo com Michele, a nova legislação vai disponibilizar os boletins com os votos na noite da eleição. “O presidente da seção tem a responsabilidade de levar uma via impressa do boletim e verificar se os dados foram publicados corretamente na pagina do Tribunal Superior Eleitoral”, conta ela.

A chefe da zona eleitoral alerta os eleitores quanto aos candidatos que podem ser votados nessa eleição. “Os eleitores só poderão votar em candidatos que estão disputando uma vaga pelo Estado. Como são vários cargos nessa eleição, pode acontecer de ter um candidato, fora do estado, com o mesmo número do candidato daqui. Pedimos atenção para isso, destaca Michele.

Ele disse ainda que, ” a maior manifestação de apoio que o eleitor pode fazer no dia da eleição, é votar. Não adianta ele [eleitor] ir na seção e causas algum problema. Eleição se vence na urna. Faça campanha até sábado , mas no domingo vote com tranquilidade, finaliza.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

geobags-instalados-na-ponta-da-praia,-em-santos,-serao-vistoriados-por-especialistas-da-unicamp

G1 Santos

Geobags instalados na Ponta da Praia, em Santos, serão vistoriados por especialistas da Unicamp

A barreira submersa feita com sacos de areia, conhecida como geobags, instalada na Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, deve passar por vistoria nesta sexta-feira (23). A estrutura impediu que estragos acontecessem na orla após uma forte ressaca no início do mês. Técnicos da Universidade de Campinas (Unicamp) farão a inspeção, que dependerá das condições climáticas para acontecer. De acordo com a Defesa Civil de Santos, […]

today22 de setembro de 2022 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%