G1 Santos

Vale do Ribeira tem o primeiro distrito turístico ecológico do Brasil; conheça

today23 de maio de 2024 2

Fundo
share close

O primeiro distrito turístico ecológico do Brasil fica no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, a 150 km da capital paulista. A criação do Portal da Mata Atlântica, com área total superior a 359.176 milhões de m², será oficializada em Miracatu (SP).

O Vale do Ribeira é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O local abriga comunidades quilombolas centenárias, remanescentes de vilas caiçaras e grupos indígenas.

De acordo com o Governo de São Paulo, trata-se do sexto distrito turístico paulista, mas o primeiro do Brasil a ganhar o título de ‘ecológico’. Além de Miracatu, ele abrange áreas consideradas turísticas nas cidades de Ibiúna, Juquiá, Piedade e Tapiraí.



A criação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da atividade turística, a partir de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). Entre as atrações existentes na área está o Legado das Águas, reserva privada de 31 mil hectares com mais de 1.832 espécies animais e vegetais.

Confira a área por cidade:

  • Ibiúna: área de 14.762.465,12 m²;
  • Juquiá: área de 68.838.819,12 m²;
  • Miracatu: área de 127.169.628,32 m²;
  • Piedade: área de 18.018.877,77 m²;
  • Tapiraí: área de 130.387.030,88 m².

O Portal da Amazônia tem mais de 20 atrações ligadas ao turismo de natureza e aventura, como rafting, canoagem, trilhas e safaris. O local conta também com atividades como observação de aves e astros, conectadas à gastronomia regional e hospedagens.

Conforme divulgado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, considerando todos os distritos em São Paulo, a movimentação financeira pode chegar a cerca de R$ 10,3 bilhões no estado até 2030.

Para o governo, a organização da região como distrito turístico pode gerar impactos significativos na visitação e promover condições favoráveis para a criação de um território sustentável a partir de corredores turísticos. O resultado é o fortalecimento de empreendimentos e incentivo à instalação de novos negócios.

Área do distrito turístico Portal da Mata Atlântica, no Vale do Ribeira — Foto: Luciano Candisani/Governo do Estado de São Paulo

Na reunião de segunda-feira (27), serão empossados os conselheiros titulares e suplentes, incluindo membros das secretarias estaduais de Turismo e Viagens; Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e, por fim, Desenvolvimento Econômico, bem como representantes das prefeituras locais e da sociedade civil.

A programação é de um debate sobre agenda prioritária do distrito para os próximos meses, além do novo modelo de gestão, conforme apurado pela equipe de reportagem.

O evento de criação do Distrito Turístico Portal da Mata Atlântica acontece na altura do quilômetro 349 da Rodovia Régis Bittencourt, no bairro Piraí, em Miracatu. Será realizada uma visita ao Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica do Legado das Águas. Na sequência, haverá um almoço e a primeira reunião do conselho gestor.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vereador-se-recusa-a-ler-projeto-de-lei-lgbtqia+-e-abandona-plenario;-video

G1 Santos

Vereador se recusa a ler projeto de lei LGBTQIA+ e abandona plenário; VÍDEO

A situação aconteceu durante a sessão da última terça-feira (21) após o presidente da câmara indicar que o parlamentar faria a leitura do projeto de autoria da vereadora Renata da Silva Barreiro (PSDB). Confira abaixo a reação do parlamentar: "Ah não Renata, vou sair fora""Tá louco? Não faz isso comigo. [...] dar um projeto LGBT para mim?""Não, toma, pega aí", disse ao entregar o documento e se retirar. O projeto […]

today23 de maio de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%